Notícias - Geral

Distrito de Pequiá ganha destacamento da Polícia Militar

DPM foi reativado após diversas solicitações da Câmara e dos moradores da região

Por Silvia Goulart, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 21/03/2017 às 20:35  •  atualizado há 7 dias

Assunto constante na pauta de requerimentos dos vereadores de Iúna, o Destacamento de Polícia Militar (DPM) em Pequiá foi reativado no dia 16 de março pelo comandante do 14º BPM de Ibatiba, Major Santiago.

A solenidade de reativação contou com a presença do prefeito de Iúna Coronel Weliton, do vice-prefeito Ledil Tiengo, dos vereadores Júlio Maria Oliveira, Emmannel Garcia Amorim e Darlan Barglini, e dos moradores da localidade.

“Agradeço ao senhor major Santiago pela reinauguração do grupamento da DPM em Pequiá. A comunidade presente estava ansiosa para receber o efetivo da polícia. Nos fins de semana estava muito difícil ficar tranquilo na comunidade. Com essa nova estrutura, nós poderemos ficar mais sossegados”, comentou o vereador Júlio Oliveira.

“Parabenizo o vereador Júlio pelo empenho em ajudar a reativação do DPM em Pequiá. Era uma demanda antiga da comunidade. A falta de policiamento militar no distrito era um dos principais problemas do local”, lembrou o vereador Emmanuel Garcia.

Subprefeitura

Outro assunto muito debatido na Câmara de Iúna em mandatos passados, a subprefeitura de Pequiá também será reativada e deverá funcionar no antigo Posto Fiscal do Idaf. O Instituto e a Prefeitura de Iúna firmaram Acordo de Cooperação Mútua que definiu que o local onde funciona a barreira sanitária do Idaf dividirá espaço com a subprefeitura.

“O objetivo é apoiar o desenvolvimento do município, facilitando o acesso da população aos serviços da prefeitura. Além disso, a gestão municipal será parceira na manutenção da área”, explicou o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu.

Os órgãos também desenvolverão um trabalho conjunto para desenvolvimento de políticas públicas ligadas ao meio ambiente e à defesa sanitária animal e vegetal.

Pequiá

O distrito de Pequiá, situado na região norte do município, possui aproximadamente 3.800 habitantes. A barreira sanitária do Idaf em Pequiá está localizada na divisa com Minas Gerais. A fiscalização é realizada diariamente em veículos de transporte de cargas que entram ou saem do Espírito Santo, a fim de promover um efetivo controle fitossanitário e de epidemias agropecuárias.

Emergência 190

Segundo o vereador Júlio Oliveira, a comunidade de Pequiá também está com dificuldades de efetuar o serviço de emergência 190 via celular. O problema, segundo o parlamentar, é com a operadora Claro (única que atende o distrito). “Quando o cidadão efetua a ligação de emergência através do número 190, a ligação não está sendo direcionada para o 14º BPM”, denunciou o vereador, que apresentou requerimento na sessão do dia 17 de março, solicitando providências por parte da operadora de telefonia celular.

Distrito de Pequiá ganha destacamento da Polícia Militar

Vereadores acompanharam reinauguração

Noticia 14ª Sessão Ordinária de Iúna aconteceu nesta segunda (19) Foram apreciados projetos e requerimentos durante o expediente do dia. há 10 meses  •  Notícias - Geral

Noticia Nota de pesar: CINTHYA RIOS DA SILVA  há 11 meses  •  Notícias - Geral