Notícias Geral

Saiba como pedir aposentadoria por idade pela internet ou telefone

Medida começa a vigorar hoje e vale também para salário-maternidade

1.501

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Agência Brasil
Publicado em 25/06/2018 às 21:58  •  atualizado há 3 horas

A partir da última segunda-feira (21 de junho), aposentadorias por idade e salário-maternidade urbanos poderão ser concedidos automaticamente pela internet, no site Meu INSS, ou pelo telefone 135. A expectativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é que de 15% a 20% dos pedidos possam ser atendidos imediatamente por esses canais, sem a necessidade de comparecer presencialmente às agências.

Como fazer

O pedido poderá ser concedido automaticamente, no caso da aposentadoria por idade, caso os solicitantes tenham completado pelo menos 15 anos de contribuição e tenham a idade mínima de 60 anos, se forem mulheres, e 65, homens. Além disso, o segurado não pode estar aposentado.

Já o salário-maternidade poderá ser concedido automaticamente para as mães após o nascimento dos filhos. O sistema checará a certidão de nascimento da criança e o vínculo empregatício da mãe. Os benefícios solicitados antes do parto não serão atendidos imediatamente; serão encaminhados pelo próprio sistema para a análise.

Caso se enquadrem nos requisitos, os processos serão concluídos em até 30 minutos, após a análise do próprio sistema, que consultará automaticamente os bancos de dados disponíveis para verificar as informações.

O atendimento por telefone funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. No início da manhã e fim do dia ou início da noite, segundo o INSS, a demanda é menor e os horários podem ser aproveitados pelos segurados. A ligação é gratuita de telefone fixo ou público e tem o preço de ligação local pelo celular.

Pela internet, basta acessar o Meu INSS, pelo computador ou pelo celular. Segundo o INSS, o canal tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados.

Mais comodidade

A orientação do INSS é que todos os pedidos de aposentadoria e salário-maternidade urbanos sejam feitos prioritariamente pela internet ou por telefone. Aqueles pedidos que precisarem de uma análise adicional serão encaminhados pelo próprio sistema a servidores do INSS. O segurado será acionado posteriormente e poderá ter o pedido atendido, ainda sem a necessidade de comparecer a uma unidade do INSS, ou precisar ir presencialmente entregar os documentos que faltarem.

 

Os sistemas do INSS já especificarão quais documentos o segurado deverá levar e em qual agência deverá comparecer. Será indicada a agência mais próxima da casa do contribuinte. Ele terá até 30 dias para ir até o local.

“Essas medidas tendem a reduzir o número de atendimentos nas agências e oferecer mais comodidade ao cidadão”, diz o chefe substituto da Divisão de Atendimento da Superintendência Regional Norte e Centro-Oeste do INSS, Jair Guerra.

Antes, o contribuinte precisava fazer o agendamento prévio para, então, comparecer presencialmente à uma agência do INSS e entrar com o pedido do benefício. Para se ter ideia, apenas no Distrito Federal, o tempo de agendamento para aposentadoria é de 26 dias, em média, e para o salário-maternidade, 16 dias. 

De acordo com Guerra, nos próximos meses, a concessão automática do benefício será ampliada para outros tipos de aposentadoria e pensões.

Fotos

Saiba como pedir aposentadoria por idade pela internet ou telefone

Serviço de atendimento do INSS

https://camaraiuna.es.gov.br/noticia/2018/06/saiba-como-pedir-aposentadoria-por-idade-pela-internet-ou-telefone.html

Publicações relacionadas

Noticia Câmara Municipal aprova cinco projetos em Sessão Ordinária Os projetos foram aprovados na 6º Sessão Ordinária desta quarta-feira (27). há 22 horas  •  Notícias Geral

45fotos

Galeria 06ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 1 dia  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna convoca vereadores para 6ª Sessão Ordinária A Sessão acontece nesta quarta-feira (27), às 19h, no Plenário Vereador Veredino Cândido de Almeida. há 3 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna aprova reajuste da remuneração dos servidores públicos em 10% Os servidores públicos de Iúna tiveram reajuste de 4,6% para 10%. há 6 dias  •  Notícias Geral

21fotos

Galeria 01ª Sessão Extraordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 7 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna convoca Sessão Extraordinária para apreciar revisão anual dos servidores públicos A Sessão Extraordinária acontece nesta quinta-feira (21), às 18h. há 9 dias  •  Notícias Geral

33fotos

Galeria 05ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 10 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna convoca vereadores para 5ª Sessão Ordinária A população pode acompanhar a sessão direto no plenário ou on-line pelas redes sociais da Câmara Municipal. há 11 dias  •  Notícias Geral

61fotos

Galeria 04ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 21 dias  •  Notícias Geral

Noticia Vereadores de Iúna se reúnem hoje para 4ª Sessão Ordinária A população pode acompanhar a sessão direto no plenário ou on-line pelas redes sociais da Câmara Municipal. há 22 dias  •  Notícias Geral

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade