ArtigosImprimir

    0|0   

Município de Iúna

PREFEITURA MUNICIPAL DE iúna

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

LEI Nº 2.343, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2010

Texto compilado

Vigência

(Vide Lei 2638/2017)

 

INSTITUI O SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (S.I.M) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

      (Revogado pela Lei nº 2.638, de 18 de setembro de 2017)

Como Prefeito Municipal de Iúna, Estado do Espírito Santo, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º Fica instituído o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para produtos artesanais comestíveis de origem animal e vegetal no Município de Iúna - ES, destinado aos produtos de circulação no território municipal, mediante o atendimento das exigências, pelos estabelecimentos, assim definidos:

I – Produtos Artesanais - qualquer produto comestível de origem animal ou vegetal, elaborado em pequena escala e que mantenha as características tradicionais, culturais e regionais.

II – Agroindústrias Artesanais Rurais – estabelecimentos instalados obrigatoriamente em propriedade rural, utilizando mão-de-obra predominantemente familiar, que beneficia a matéria-prima de origem animal e vegetal, desde que 50%, (cinqüenta por cento), no mínimo da matéria-prima empregada nos produtos seja oriunda de sua propriedade.

III – Indústrias Familiares – São aquelas que produzem alimentos de forma artesanal, utilizando-se de estrutura física específica ou anexa à residência, podendo elaborar somente produtos artesanais de menor risco à saúde dos consumidores e em pequena escala, observados rigorosamente todos os parâmetros higiênicos-sanitários, descritos na legislação específica.

Parágrafo único - As micros, médias e grandes empresas atenderão as legislação Estadual e Federal pertinentes.

Art. 2º Fica ressalvada a competência da União, através do Ministério da Agricultura, e do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura na inspeção e fiscalização de que trata esta lei, quando a produção for maior do que a prevista na Legislação Municipal, e ou for destinada ao comércio intermunicipal, interestadual ou internacional, sem prejuízo da colaboração da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura, meio ambiente e agronegócios.

Art. 3º Compete à Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Vigilância Sanitária e à Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e agronegócio, exercerem ações pertinentes ao cumprimento desta Lei e Regulamento na implantação e funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal – SIM.

Art. 4º São atribuições do Serviço de Inspeção Municipal (SIM):

I - Registrar as agroindústrias artesanais rurais e as indústrias familiares;

II - Conceder licença sanitária, inspecionar, fiscalizar, proceder à coleta de amostras para exames fiscais e de controle de qualidade, emitir o selo de inspeção municipal (SIM);

III Notificar, emitir auto de infração, apreender produtos, interditar ou embargar estabelecimentos, cassar a licença, quando forem verificadas irregularidades que comprometam a saúde do consumidor.

Art. 5º Para o registro dos estabelecimentos processadores de alimentos, deverá ser formalizado um pedido instruído pelos seguintes documentos:

I – Requerimento dirigido ao Prefeito Municipal;

II – Cópia do registro de cadastro de contribuinte do ICMS, ou inscrição de produtor rural na Secretaria de Estado da Fazenda;

III – Atestado de Saúde atualizado, dos manipuladores de alimentos;

IV – Croqui ou planta das instalações com descrição do material utilizado para: piso, paredes, teto, iluminação, ventilação e memorial descritivo com capacidade de produção;

V – Relação dos produtos a serem fabricados e suas respectivas formas de produção;

VI - Certificado de curso de treinamento e/ou capacitação para a respectiva área de atuação ou similares dentro da respectiva área.

Art. 6º Os estabelecimentos já existentes no Município terão prazo máximo de 90 (noventa dias) a partir da publicação da presente lei, para se adequarem as exigências descritas nesta Lei.

Art. 7º Todo produto alimentício de origem animal e vegetal previsto nesta lei, produzido no Município receberá um Selo de Certificação de Origem e Sanidade.

Art. 8º A verificação de qualquer tipo de fraude, infração ou descumprimento desta lei sujeitará o infrator às sansões prevista no Código de Vigilância à Saúde, no Código de Postura Municipal e nas legislações Estaduais e Federais sobre alimentos, instalações e congêneres, incorporadas a esta Lei.

Art. 9º A fiscalização e inspeção sanitária obedecerão às normas estabelecidas neste regulamento, no Regulamento da Prévia Inspeção e Fiscalização Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Decreto Nº 3999-N DE 24/07/96) da Secretaria de Estado da Agricultura e no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Decreto 30691 DE 29/03/52) do Ministério da Agricultura e serão exercidas pelos técnicos credenciados pelo SIM.

Art. 10 Os produtos que se enquadrarem aos termos desta Lei será concedido selo de Inspeção Municipal, que terá o seguinte formato e características:

a) MODELOS:  

Modelo 01 Modelo 02 Modelo 03

b) FORMA: Elíptica no sentido horizontal.

c) DIMENSÕES:

Modelo 01 - 5,0 (cinco) cm de comprimento por 3 (três) cm de altura. 

Modelo 02 - 4,0 (quatro) cm de comprimento por 2,5 (dois vírgula cinco) cm de altura.

Modelo 03 - 3,0 (três) cm de comprimento por 1,8 (um vírgula oito) cm de altura.

d) USO:

Modelo 01- Para embalagens de aves e coelhos abatidos (inteiros).

Modelo 02- Para embalagens de produtos com peso superior a 1 kg.

Modelo 03- Para embalagem de produtos com peso inferior a 1 kg.

e) DIZERES:

1º Acompanhando a margem externa superior as palavras SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, na margem interna superior as palavras IÚNA - ES, no centro as palavras SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL abaixo desta as inicias SIM, (em negrito), o número de registro do estabelecimento(em negrito e destacado); número do código de registro de produtos; na margem interna inferior, na margem inferior externa as palavras SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E AGRONEGOCIO.  

2º Os produtos artesanais rurais devidamente cadastrados e registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) deverão receber em suas embalagens, em local visível, um selo identificador de produto artesanal, cuja finalidade é a de funcionar como elemento de divulgação das tradições culturais e do agroturismo do Município de Iúna.

Art. 11 Fica o Chefe do poder Executivo Municipal autorizado a regulamentar por decreto, a presente Lei.

Art. 12 Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 13 Revogam-se as disposições em contrário, em especial a Lei Municipal nº 1.974/2005.

Gabinete Prefeito Municipal de Iúna, Estado do Espírito Santo, aos vinte e oito dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dez (28/12/2010).

JOSÉ RAMOS FURTADO
Prefeito Municipal de Iúna

Este texto não substitui o Publicado no mural da Prefeitura de Iúna no dia 28.12.2010.
Este texto é meramente informativo e não exprime a orientação jurídica do órgão.