Parlamentares aprovam Nota de Repúdio contra tabelião de Iúna por ofensas aos moradores do bairro Quilombo

“O Poder Legislativo ratifica a posição absolutamente contrária a todas as manifestações de preconceito que diferenciem e que contenham elementos de segregação e desqualificação de seres humanos”, destacou a nota

Por Jaqueline Araújo, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 10/12/2020 às 14:30  •  atualizado há 5 dias

Desrespeito, descontentamento com o resultado eleitoral e atitudes preconceituosas contra moradores do bairro Quilombo acabaram gerando muita revolta e discussão. Um oficial de Registro Civil da cidade gerou indignação na população, após a divulgação de vídeo com conteúdo ofensivo nas redes sociais. Vereadores da Câmara de Iúna aprovaram uma Nota de Repúdio pedindo respeito aos moradores do município, durante sessão ordinária do dia 8/12. A nota foi aprovada com apenas um voto contrário do vereador Everaldo Pereira Sales.

A Nota destacou: “Há limites até para sordidez. Repudiamos o desrespeito no plano pessoal, a intolerância inadmissível no plano na disputa política democrática e a violação de todas as regras elementares do debate plural e civilizado de ideias e ideais, utilizando para tanto, no presente caso, palavras ofensivas que denotam, de forma inequívoca preconceito social. O poder Legislativo Municipal ratifica posição absolutamente contrária a todas as manifestações de preconceito e discriminação, sejam elas de classe social, homofóbica, racismo, de religiosidade ou de quaisquer outras que diferenciem e que possam ser utilizadas como elementos de segregação e desqualificação de seres humanos”.

O vereador Darlan Barglini, após aprovação da Nota de Repúdio, solicitou que seja encaminhado à Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo, um ofício para apuração de uma possível infração disciplinar pelo representado. “Peço aqui a todas as pessoas que tenham em mãos, alguma postagem desse Tabelião, que encaminhe para a Câmara, para que possamos juntar esse material e encaminhar à Corregedoria-Geral da Justiça”, solicitou o vereador aos cidadãos de Iúna, durante a reunião.

O vereador Adriano Salviete também pediu ao presidente da Câmara que a nota de repúdio seja amplamente divulgada. “Presidente, solicito a esta casa, conforme a possiblidade, que esse Voto de Repúdio seja publicado nas grandes mídias, jornais e, se possível, no diário oficial, para que as pessoas acompanhem os resultados dessa ação lamentável”, disse o vereador.

Confira o que os vereadores ainda destacaram sobre o assunto:

Vereador Emmanuel Garcia de Amorim: “Quando a gente generaliza uma afirmação, incluímos todo mundo. Quando este senhor cita que o povo do Quilombo não tem direito de cobrar melhorias pelo seu bairro, mesmo elas exercendo o seu papel democrático, ele está, sim, julgando todos os moradores honestos que exerceram a sua cidadania. Não se pode generalizar e falar que um bairro como o Quilombo é bandido e que vendeu o seu voto. Isso é uma injustiça, usou palavras cruéis contra uma comunidade simples e humilde, mas que são pessoas de caráter”, disse o vereador.

Vereador Everaldo Pereira Sales: “Diante de tantas discussões, dúvidas, sobre essa eleição, eu acredito que: devemos confiar no poder Judiciário. As eleições já acabaram e cabe a Justiça julgar o que foi justo ou não”.

José Marcos de Moraes: “Já perdi uma eleição e não saí, por aí, ofendendo os cidadãos. Mas, preferem ofender as pessoas, a simplicidade, como os moradores do bairro Quilombo, do que aceitarem que o povo não estava satisfeito e exerceram a sua cidadania votando com honestidade”.

Paulinho da Tôca:“Têm dois anos que começaram a obra do postinho de Saúde, e segue sem terminar, temos a creche sem terminar, entre tantas outras obras que não foram feitas e a população, consciente, buscou pela renovação. Acabou a eleição e vamos torcer para que o novo prefeito faça um bom governo. Daqui há quatro anos teremos novas eleições e os cidadãos podem fazer, novamente, suas escolhas”.

Júlio Maria de Oliveira: “Não adianta ofender ninguém, principalmente um bairro como o Quilombo. As eleições acabaram e ponto. Os interesses de alguns são tão grandes, para se beneficiar com bens públicos, que as pessoas desesperam e o jogo de interesses está aí, levando as pessoas há ações vergonhosas diante da sociedade”.

No link abaixo confira a Nota de Repúdio na íntegra.

Nota de Repúdio

Vereadores durante sessão da Câmara

Noticia Câmara aprova Projeto de Resolução que dá autonomia aos Vereadores para emitirem indicações e requerimentos O Projeto ainda irá garantir economicidade, eficiência e agilidade na tramitação dos trabalhos dos parlamentares durante a realização das sessões. há 5 horas  •  Notícias Geral

Noticia Reunião da Câmara destaca recuperação das vias de Iúna pela Cesan Na sessão ordinária do dia 18, vereadores apresentaram diversas indicações e discutiram os principais assuntos levantados pela sociedade iunense há 5 dias  •  Notícias Geral