Notícias Geral

Câmara Municipal realiza primeira sessão do mês de fevereiro

Parlamentares solicitaram 36 indicações e 2 requerimentos. Na maioria, diversos serviços foram solicitados ao setor de obras e infraestrutura da cidade

496

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 12/02/2021 às 12:01  •  atualizado há 6 minutos

A Câmara Municipal de Iúna realizou na última segunda-feira (08) a primeira sessão ordinária do mês de fevereiro para deliberação das demandas da Casa Legislativa. Na pauta, diversas indicações, requerimentos e moção de pesar fizeram parte da ordem do dia.

No total, 36 indicações foram feitas e dois requerimentos. As indicações feitas ao Poder Executivo priorizam os trabalhos destinados à infraestrutura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Obras. Neste início de mandato, os vereadores aproveitaram para falar sobre o andamento dos trabalhos da atual gestão e apresentaram as demandas feitas aos parlamentares pela população. Patrolamento, ensaibramento, reforma de unidades de saúde, coleta de lixo foram alguns dos destaques das demandas. Confira as indicações de cada vereador especificadas abaixo.

A próxima sessão da Câmara será realizada do dia 18 de fevereiro, a partir das 19h.

Indicações do vereador: Geovan Furtado dos Reis (Progressistas)

O parlamentar solicitou três indicações durante a sessão: pediu ao Poder Executivo que seja feito o patrolamento e o ensaibramento do Morro do Barra da Serra, Córrego Santo Antônio, município de Iúna, visando facilitar o acesso das pessoas às residências que estão instaladas na parte alta da Comunidade.  
Solicitou a retirada dos entulhos depositados na Rua Raul Caetano da Silva e retirada de entulhos com limpeza na Rua Astrogildo Silveira. O parlamentar lembrou que os entulhos estão depositados na Rua citada desde a gestão passada, fato que tem incomodado os moradores, devido ao mau cheiro e proliferação de insetos e roedores.
 

Por último, solicitou a instalação de um Latão para depósito de lixo próximo a Farmácia Poleto, localizada na Avenida São Vicente de Paula, esquina que liga à Rua Francisco Augusto de Castro, Bairro Quilombo, atendendo o pedidos dos moradores do entorno.

Indicações do vereador Adimilson de Souza (PSB)

O parlamentar solicitou sete indicações: pediu que seja feito a instalação de Corrimão e o nivelamento do piso do Calçadão da Avenida Antônio Augusto de Oliveira, sendo uma área utilizada pela população para a prática de atividades físicas ao ar livre, além de ser via de locomoção de pedestres. Conforme o vereador, o péssimo estado de conservação tem colocado em risco a integridade física dos usuários, sendo assim solicito à Administração que seja atendida com urgência esta necessidade.

Solicitou ainda a reforma da fachada e dos bancos em frente à Escola Nagem Abikahir, pois se encontram bastante danificados, passando uma imagem de descaso com o patrimônio público.  Reforma da Quadra Poliesportiva da Comunidade de São João do Príncipe, pois a mesma se encontra em estado de abandono a muito tempo, privando a população de uma área para realização e atividades esportivas dentre outros fins. 
 

Instalação de Iluminação Pública na via que liga a Sede do município a Comunidade Figueira, mais precisamente no morro do saudoso José Ventura. A via já conta com calçamento e postes com rede elétrica instalados, faltando apenas a colocação de lâmpadas. O vereador explicou que a falta de iluminação neste local coloca em risco a segurança da população local, principalmente quem transita a noite.  
 

Solicitou a dragagem do banco de areia do Rio José Pedro. Este banco de areia promove represamento das águas em eventos de chuvas fortes e o volume das águas afetam as casas da Rua João Ferreira do Nascimento e proximidades, localizada no centro do Distrito de Pequiá.   Além da limpeza e dragagem do leito do Rio Pardo nas proximidades do Parque de Exposições até o antigo matadouro.
Finalizou pedindo uma reunião com o Grupo Amigos do Verde, que historicamente faz a manutenção e arborização das margens em parte deste trecho do Rio, serviço esse para evitar novas enchentes e manter o ambiente limpo e agradável. O vereador lembrou que a última limpeza nesse trecho foi realizada no ano de 2010 na gestão do ex-Prefeito José Ramos Furtado.  
 

Indicações do vereador Valci de Paula Montoni (Progressitas)

O parlamentar solicitou, com urgência, estudo para implantar Sistema de Iluminação Pública nas Ruas existentes na localidade de Córrego do Laje, neste Município. De acordo com o vereador, a Comunidade conta com rede elétrica, necessitando de iluminação pública para ter segurança no período noturno, frisando que a falta de iluminação deixa os moradores inseguros e colabora para os constantes roubos que vem acontecendo na Comunidade. A Comunidade conta com um número expressivo de moradores, que estão contando com o apoio do Poder Público para alcançar este benefício.
 

Indicações do vereador Jonathan Bonfante Moreira (PDT)

O vereador solicitou quatro indicações durante a sessão. Pediu que seja providenciado a reforma de um Mata Burro que fica próximo à residência do Senhor Robinho do Trator, na localidade de Santa Clara do Caparaó. Conforme o parlamentar, o acesso se encontra em péssimo estado de conservação, podendo causar prejuízo a quem utiliza.
 
Solicitou ainda a instalação de ar condicionado na Capela Mortuária do município de Iúna, visando melhoria na climatização e para que as famílias possam voltar a velar seus entes queridos em local adequado. Instalação de Rede de Água Potável para o loteamento do Senhor Edmar Guedes, estendendo até o Loteamento do Senhor Joni Florindo, na localidade de Córrego do Lage. O vereador esclareceu que os dois loteamentos contam atualmente com aproximadamente oitenta residências e três comércios para atender os moradores deste local.
 

Finalizou pedindo a mudança de estrada na propriedade do Senhor João Henrique Faria, filho do falecido Bento Lopes Faria, entrada próximo a ponte do Figueiredo na localidade Barra do Distrito de Nossa Senhora das Graças, no município de Iúna. 
 

Indicações do vereador Matheus Fonseca de Souza (PV)

O parlamentar solicitou 8 indicações. Pediu que seja feito a implementação do Programa Municipal de análise de Solo e Folha, sugerindo que o município de Iúna arque com 50% (cinquenta por cento) e o produtor rural arque com os outros 50% (cinquenta por cento), da despesa de cada análise.


Solicitou que seja feito a coleta de lixo com maior frequência nas Comunidades Rurais do município, pois devido à demora o lixo fica causando mal cheiro e correndo risco de ser espalhado por animais. Pediu que seja feito a confecção de um cronograma de coleta de lixo durante o feriado de carnaval em todas as regiões turísticas do município, nas comunidades rurais e bairros. O vereador disse que o município vem recebendo grande quantidade de turistas e a coleta uma vez na semana não atende essas regiões e o pior é que historicamente não existe coleta de lixo nos feriados, momento esse de maior necessidade devido ao aumento da produção de lixo.  
 
Solicitou ainda que providências devidas sobre a situação do local do transbordo do lixo. Conforme o vereador, o local está um verdadeiro lixão, com presença de grande quantidade de lixo espalhado no caminho e no pátio da escola abandonada, com presença de muitos urubus na chegada da cidade.  
 
Pediu que seja providenciado ações sobre a lentidão e qualidade do serviço de patrolamento das estradas rurais, pois o patrolamento está sendo realizado sem retirada das águas pluviais, sem aplicação de saibro, fazendo com que na primeira chuva todo serviço realizado seja perdido e finalizou pedindo que seja encaminhado a Câmara Municipal no prazo de lei, o cronograma de patrolamento das estradas rurais do município de Iúna.  
 
 

Indicações e requerimentos do vereador Paulo Henrique Leocádio da Silva (MDB)

O parlamentar solicitou que seja encaminhado ofício à empresa terceirizada da CESAN, que executa a obra de Saneamento Básico no Distrito de Pequiá, neste Município, solicitando medidas urgentes no sentido de melhorar do serviço prestado. Conforme o vereador as valas abertas não estão recebendo a compactação necessária e com isto o calçamento está cedendo, deixando as ruas com vários desníveis, o que tem causado transtornos ao trânsito de veículos e aos moradores da Comunidade.

Finalizou solicitando um voto de Profundo Pesar pelo falecimento do Senhor Jonas Souza da Silva, morador e empresário de Iúna do ramo de frutas e verduras, falecido no dia 05 de fevereiro de 2021, deixa esposa, filhos e grandes amizades em nossa Comunidade.

Indicações do vereador Emmanuel Garcia de Amorim (Republicanos)

O parlamentar solicitou a manutenção e os devidos reparos da estrada que liga a BR 262 até as Comunidades de São João do Príncipe e Rio Claro e também a realização do projeto de paisagismo para a entrada, identificando com placas para que os turistas possam levar uma boa imagem do município de Iúna.
Solicitou em caráter de urgência a reforma da unidade de saúde de Rio Claro, da Unidade de Saúde Jota Horsth da comunidade de São João do Principe, bem como ampliação de salas, para consultório de enfermagem, sala para atendimento do técnico de enfermagem. Assim valorizando a qualidade de atendimento de nossos servidores municipais. 
 
Solicitou que seja feito reparos no calçamento da Rua Astrogildo Silveira, no Bairro Quilombo, no qual as pedras estão totalmente soltas, ocasionando perigo de acidentes para as pessoas que transitam pela via, devido aos veículos passarem e correr o risco de alguma pedra voar em sentido da calçada. Além de estar causando transtorno aos veículos que passam pela rua.  Reparos no calçamento da Rua Presbítero Davi José dos Santos, no Bairro Guanabara, no qual as pedras estão totalmente soltas;  Reparos no calçamento da Rua Antônio Jerônimo de Souza, no Bairro Quilombo, no qual as pedras estão totalmente soltas, ocasionando perigo de acidentes para as pessoas que transitam pela via, devido aos veículos passarem e correr o risco de alguma pedra voar em sentido da calçada;  Reparos e manilhamento na estrada principal que dá acesso ao Poço do Egito, devido ao transtorno para os moradores e aos turistas. Obras de término do calçamento da Comunidade do Rio Claro, bem como os devidos reparos no calçamento já pronto. 
 

Solicitou a disponibilização de um novo contêiner de lixo na Comunidade de Rio Claro, nas proximidades do Recanto Rio Claro, bem como viabilizar nesse período de férias, a retirada dos lixos duas vezes na semana, nas Comunidades de São João do Príncipe e Rio Claro, devido ao grande número de turistas e ao acúmulo da produção de lixo. 

Finalizou as indicações pedindo a manutenção das estradas que dão acesso a BR 262 até a Comunidade de São João do Príncipe e Rio Claro. Conforme o parlamentar, em visitas as referidas comunidades observamos de perto as péssimas condições das estradas, podendo assim, causar até acidentes pelas estradas. Atendendo então aos diversos pedidos dos moradores das comunidades e sabendo que em uma necessidade de saúde, assegurado o direito de ir e vir de cada cidadão, é que se faz necessário atender à solicitação dos nossos munícipes, além de dar maior segurança e conforto aos nossos turistas. Sabendo que a região de São João do Príncipe e Rio Claro, possuem diversos lugares com pontos turísticos, no qual pessoas de todo Brasil e ainda de outros países frequentam. A região é conhecida por suas cachoeiras e águas cristalinas, além de paisagens magnificas.  
 

O vereador por meio de requerimento solicitou um voto de Profundo Pesar pelo falecimento da senhora Sirley Batista Guilherme, filha do Senhor João Guilherme, servidora pública aposentada no município, faleceu no dia primeiro de fevereiro do corrente ano, deixa filhos e netos e muitas saudades entre amigos.

Requerimento solicitado pelo vereador Helton Amorim Cunha (PL)

O parlamentar solicitou que seja avaliado a possibilidade de fechar a Rua em frente à Praça do Ginásio de Esportes da cidade nos dias de Feira. Conforme o vereador a mudança visa facilitar o trabalho dos Agricultores Familiares do município de Iúna,  e preservar um local adequado e seguro de estacionamento para os clientes nos dias da Feira. 

Fotos

Câmara Municipal realiza primeira sessão do mês de fevereiro

Vereadores durante ultima sessão ordinária da Câmara de Iúna

https://camaraiuna.es.gov.br/noticia/2021/02/camara-municipal-realiza-primeira-sessao-do-mes-de-fevereiro.html

Publicações relacionadas

Noticia Câmara Municipal aprova cinco projetos em Sessão Ordinária Os projetos foram aprovados na 6º Sessão Ordinária desta quarta-feira (27). há 20 horas  •  Notícias Geral

45fotos

Galeria 06ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 1 dia  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna convoca vereadores para 6ª Sessão Ordinária A Sessão acontece nesta quarta-feira (27), às 19h, no Plenário Vereador Veredino Cândido de Almeida. há 3 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna aprova reajuste da remuneração dos servidores públicos em 10% Os servidores públicos de Iúna tiveram reajuste de 4,6% para 10%. há 6 dias  •  Notícias Geral

21fotos

Galeria 01ª Sessão Extraordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 7 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna convoca Sessão Extraordinária para apreciar revisão anual dos servidores públicos A Sessão Extraordinária acontece nesta quinta-feira (21), às 18h. há 9 dias  •  Notícias Geral

33fotos

Galeria 05ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 10 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna convoca vereadores para 5ª Sessão Ordinária A população pode acompanhar a sessão direto no plenário ou on-line pelas redes sociais da Câmara Municipal. há 11 dias  •  Notícias Geral

61fotos

Galeria 04ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 21 dias  •  Notícias Geral

Noticia Vereadores de Iúna se reúnem hoje para 4ª Sessão Ordinária A população pode acompanhar a sessão direto no plenário ou on-line pelas redes sociais da Câmara Municipal. há 21 dias  •  Notícias Geral

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade