Câmara aprova projeto que proíbe fogos de artifício com barulho em Iúna

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 22/11/2021 às 14:08  •  atualizado há 4 horas

A Câmara Municipal de Iúna aprovou na última semana  um Projeto de Lei (PL) que proíbe a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios em Iúna. A proposta segue para análise do Executivo e, se sancionada, prevê multa de dois salários mínimos para os infratores. Abono Salarial para professores da educação básica também foi aprovado por unanimidade. Todos os  projetos aprovados, durante a 31º Sessão Ordinária, tiveram pareceres favoráveis das Comissões Pertinentes. O Projeto que proíbe a soltura de fogos, teve parecer desfavorável emitido pela Procuradoria da Casa.

.

De acordo com os autores do projeto, vereadores Emerson da Silva Santos (MDB) e Matheus Fonseca (PV), apesar de soltar fogos ser uma prática antiga em eventos festivos, o barulho é prejudicial para muitas pessoas e animais. “Não se pode desconsiderar a poluição sonora por ela gerada nem seus nefastos efeitos sobre os seres humanos em maior condição de vulnerabilidade (crianças, enfermos, idosos, etc.), bem como a todos os animais a ela expostos”, justificou o vereador Emerson.

O PL não proíbe, no entanto, os fogos de vista, que são aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido, assim como os similares que não acarretam barulho. O descumprimento acarretará ao infrator a imposição de multa no valor de dois salários mínimos.

Durante a Sessão, vereadores ainda aprovaram requerimentos, indicações, moções,  decretos legislativos e crédito suplementar no valor de R$ 4 milhões.  A Sessão ainda contou com a equipe do Incaper de Iúna realizando uma prestação de contas à sociedade detalhando as ações da Instituição no Município.

Confira os detalhes das matérias aprovadas durante a 31ª Sessão Ordinária

Projeto de Lei nº 55/2021 – que dispõe sobre a proibição de manuseio, comercialização,  utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios em Iúna. Cinco emendas modificativas foram apresentadas.

(APROVADO POR UNANIMIDADE)

Projeto de Lei nº 58/2021 – que dispõe sobre a concessão de abono-Fundeb aos profissionais da Educação Básica.

(APROVADO POR UNANIMIDADE)

Projeto de Lei nº 59/2021 -  Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 4 milhões.

Decretos legislativos:

Nº 02/2021 – concede titulo de Cidadão Iunense de 2021

Nº 03/2021 – concede Comenda Parlamentar do Rio Pardo de 2021

Nº 04/2021 -  concede título de Cidadão Iunense Presente de 2021

Nº 05/2021 – concede título de Cidadão Iunense Ausente de 2021

Câmara aprova projeto que proíbe fogos de artifício com barulho em Iúna

Noticia Vereadores aprovam orçamento de R$ 85 milhões para 2022 15 emendas modificativas foram apresentadas para o PL, apenas uma delas foi aprovada. há 4 dias  •  Notícias Geral

Galeria 32ª Sessão Ordinária de 2021 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 5 dias  •  Notícias Geral

Noticia Cidadãos Iunenses: personalidades de Iúna recebem honraria do Poder Legislativo Na oportunidade, também foram entregues os títulos de cidadão ausente e presente, além da Comenda Parlamentar do Rio Pardo ao deputado estadual Theodorico de Assis Ferraço. há 7 dias  •  Notícias Geral

Galeria Sessão Solene Entrega Honrarias Títulos Cidadãos Iunenses | Galeria de fotos  há 8 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara concederá honrarias à Iunenses em Sessão Solene Sessão será realizada hoje, 26/11, para homenagear munícipes que se destacaram em suas áreas de atuação para o desenvolvimento da cidade há 8 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara aprova projeto que proíbe fogos de artifício com barulho em Iúna A proposta segue para análise do Executivo e, se sancionada, prevê multa de dois salários mínimos para os infratores. Abono Salarial para professores da educação básica também foi aprovado por unanimidade. há 12 dias  •  Notícias Geral