Projeto que denomina Unidade de Saúde “José de Souza Huguinim” é aprovado pelos vereadores

A Unidade de Saúde do bairro Pito que está em reforma receberá o nome de José de Souza Huguinim.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara Municipal
Publicado em 19/09/2023 às 13:55  •  atualizado há 13 horas

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram durante a 23ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (18) o Projeto de Lei Ordinária nº 40/2023 na qual denomina a Unidade de Saúde do bairro Pito como José de Souza Huguinim.

José de Souza foi um cidadão importante na área da saúde durante muitos anos no município de Iúna, principalmente nos atendimentos de pacientes com hanseníase e com dor de ouvido.

O Presidente da Câmara Adimilson de Sousa fez a leitura de um resumo da vida de José de Souza Huguinim. “Nascido em Muniz Freire em 1935, onde tinha uma barbearia, filho de Jair Castelar Huguinim e Mariana Souza Huguinim, casado com Maria Amélia Martins com quem teve cinco filhos José Robson, Ronaldo, Renato, Romário e Bernadete. Em março de 1965 sentiu desejo e necessidade em fazer um curso de hanseníase. Se mudou para Iúna na década de 70, onde assumiu na época o seu emprego público na Unidade Sanitária Posto de Saúde, fazendo exames de hanseníase. Em 1968 trouxe sua família para cá e tudo se tornou mais fácil. Sempre priorizando a saúde do ser humano pois entendia que para ser herói bastava somente ser humano, realizar seu trabalho com compromisso e humildade. Sua grande marca era fazer medicamentos para dor de ouvido. O portão da casa ficava aberto pois sempre recebia muitas pessoas que necessitavam de ajuda”.

Em 2011 José de Souza começou a trabalhar na Assembleia Legislativa do Espírito Santo e permaneceu até sua aposentadoria, sempre atuando na área da saúde. Exerceu também o cargo de fiscal de rendas nos distritos de Pequiá, Laranja da Terra e Santa Clara. Sempre foi fiel a seus políticos preferidos.

Diego Huguinim, neto de José de Souza Huguinim, contou que ouviu uma frase de seu avô que ficou marcada “Meu filho, na vida a gente tem que fazer o bem”. E completa “O legado do meu avô é o bem. Ele só fez o bem nesse mundo. Ele deixava de se ajudar para ajudar outras pessoas, conhecidos, amigos e também pessoas não conhecidas”.

Acompanhe os trabalhos do Poder Legislativo de Iúna:

Noticia Câmara Municipal convoca vereadores para a 3ª Sessão Ordinária Este será mais um importante momento de contribuição para o desenvolvimento do município. há 1 dia  •  Notícias Geral

Galeria 02ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 8 dias  •  Notícias Geral

Noticia Vereadores se reúnem nesta segunda para mais uma Sessão Ordinária A sessão terá início às 19h com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara Municipal. há 9 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal dá início às reuniões ordinárias de 2024 No Expediente do Dia continha Moção de Aplauso, voto de pesar, solicitação de reunião e indicação de projeto. há 19 dias  •  Notícias Geral

Galeria 01ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 19 dias  •  Notícias Geral

Noticia Vereadores de Iúna se reúnem nesta quinta-feira para 1º Sessão Ordinária do ano A sessão terá início às 19h e terá transmissão ao vivo através das redes sociais da Câmara Municipal. há 23 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna restitui mais de R$ 1 milhão aos cofres municipais A iniciativa demonstra a cooperação entre os poderes Legislativo e Executivo. há 1 mês  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna deseja a todos um Feliz Ano Novo com saúde e paz Com o recesso no mês de janeiro, a Câmara Municipal de Iúna retorna com as atividades no dia 08 de fevereiro de 2024. há 2 meses  •  Notícias Geral

Noticia Vereadores aprovam dois projetos durante Sessão Extraordinária A Sessão aconteceu nesta quinta-feira (21). há 2 meses  •  Notícias Geral

Galeria 03ª Sessão Extraordinária de 2023 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 2 meses  •  Notícias Geral