Câmara aprova projeto que proíbe fogos de artifício com barulho em Iúna

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 22/11/2021 às 14:08  •  atualizado há 1 dia

A Câmara Municipal de Iúna aprovou na última semana  um Projeto de Lei (PL) que proíbe a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios em Iúna. A proposta segue para análise do Executivo e, se sancionada, prevê multa de dois salários mínimos para os infratores. Abono Salarial para professores da educação básica também foi aprovado por unanimidade. Todos os  projetos aprovados, durante a 31º Sessão Ordinária, tiveram pareceres favoráveis das Comissões Pertinentes. O Projeto que proíbe a soltura de fogos, teve parecer desfavorável emitido pela Procuradoria da Casa.

.

De acordo com os autores do projeto, vereadores Emerson da Silva Santos (MDB) e Matheus Fonseca (PV), apesar de soltar fogos ser uma prática antiga em eventos festivos, o barulho é prejudicial para muitas pessoas e animais. “Não se pode desconsiderar a poluição sonora por ela gerada nem seus nefastos efeitos sobre os seres humanos em maior condição de vulnerabilidade (crianças, enfermos, idosos, etc.), bem como a todos os animais a ela expostos”, justificou o vereador Emerson.

O PL não proíbe, no entanto, os fogos de vista, que são aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido, assim como os similares que não acarretam barulho. O descumprimento acarretará ao infrator a imposição de multa no valor de dois salários mínimos.

Durante a Sessão, vereadores ainda aprovaram requerimentos, indicações, moções,  decretos legislativos e crédito suplementar no valor de R$ 4 milhões.  A Sessão ainda contou com a equipe do Incaper de Iúna realizando uma prestação de contas à sociedade detalhando as ações da Instituição no Município.

Confira os detalhes das matérias aprovadas durante a 31ª Sessão Ordinária

Projeto de Lei nº 55/2021 – que dispõe sobre a proibição de manuseio, comercialização,  utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios em Iúna. Cinco emendas modificativas foram apresentadas.

(APROVADO POR UNANIMIDADE)

Projeto de Lei nº 58/2021 – que dispõe sobre a concessão de abono-Fundeb aos profissionais da Educação Básica.

(APROVADO POR UNANIMIDADE)

Projeto de Lei nº 59/2021 -  Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 4 milhões.

Decretos legislativos:

Nº 02/2021 – concede titulo de Cidadão Iunense de 2021

Nº 03/2021 – concede Comenda Parlamentar do Rio Pardo de 2021

Nº 04/2021 -  concede título de Cidadão Iunense Presente de 2021

Nº 05/2021 – concede título de Cidadão Iunense Ausente de 2021

Câmara aprova projeto que proíbe fogos de artifício com barulho em Iúna

Galeria 02ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 7 dias  •  Notícias Geral

Noticia Vereadores se reúnem nesta segunda para mais uma Sessão Ordinária A sessão terá início às 19h com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara Municipal. há 7 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal dá início às reuniões ordinárias de 2024 No Expediente do Dia continha Moção de Aplauso, voto de pesar, solicitação de reunião e indicação de projeto. há 17 dias  •  Notícias Geral

Galeria 01ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 18 dias  •  Notícias Geral

Noticia Vereadores de Iúna se reúnem nesta quinta-feira para 1º Sessão Ordinária do ano A sessão terá início às 19h e terá transmissão ao vivo através das redes sociais da Câmara Municipal. há 21 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna restitui mais de R$ 1 milhão aos cofres municipais A iniciativa demonstra a cooperação entre os poderes Legislativo e Executivo. há 1 mês  •  Notícias Geral