Câmara aprova repasse de R$ 38 mil para Santa Casa de Iúna

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara Iúna
Publicado em 22/07/2021 às 13:31  •  atualizado há 1 dia

Durante a 18ª  Sessão Ordinária da Câmara de Iúna vereadores aprovaram o projeto de Lei nº 14/2021 que autoriza o Poder Executivo a repassar o valor de R$ 38 mil para a Santa Casa de Iúna. O projeto aprovado por unanimidade e com pareceres favoráveis das Comissões irá garantir a compra de uma impressora digital para atender as demandas da máquina de Raio X da Unidade de Saúde.

A sessão ainda destacou a aprovação de requerimentos, moções e indicações feitos pelos vereadores. Na pauta, os parlamentares destacaram ações nas zonas rurais como patrolamento das estradas, limpeza urbana e os resultados das campanhas de vacinação em combate à Covid-19.

Confira o que foi destaque durante o discurso dos parlamentares:

Vereador Emmanuel Garcia de Amorim

O parlamentar solicitou uma moção de pesar pelo falecimento da senhora Guilhermina Oliveira Dias, falecida em Iúna no dia 30 de junho de 2021, com 93 anos de idade. A senhora foi professora durante 30 anos, deixando uma larga folha de bons serviços prestados a Comunidade Iunense na área da educação.  O vereador ainda solicitou que seja providenciado reparos nos calçamentos da Avenida Ademar Vieira da Cunha e Rua José Luiz de Castro, no Bairro Vila Nova e que seja feito a limpeza da Avenida Ademar Vieira da Cunha, no Bairro Vila Nova, com o caminhão pipa.

Emmanuel ainda pediu que seja viabilizado plano de ensino individual para os alunos com transtornos de espectro autista, bem como plano de trabalho de retorno presencial a esses alunos, para que os mesmos não tenham interrupção do ensino/aulas, pois, sabemos, que ao paralisar o ensino por uma semana, o estudo volta ao início. “A rede pública municipal de ensino deve fazer a oferta de políticas públicas para garantir, proteção e ampliação de seus direitos. O estimulo e incentivo ao ensino dessas pessoas com “TEA” devem ser permanentes sem prejuízo do aprendizado”, acrescentou o vereador.

Vereador Jonathan Bonfante Moreira

O parlamentar solicitou uma Moção de Aplausos ao senhor Clodoaldo Henriques Martins,  empresário do ramo de adubo, há mais de 30 anos atendendo o produtor rural do município de Iúna e região do Caparaó. Proprietário de fábrica de ração, instalada no Parque Industrial de Iúna, que tem atendido a demanda do município e região do Caparaó, fato que tem levado o empresário a investir na compra da safra de milho do município de Iúna e de empresas do ramo.

Jonathan também solicitou uma Moção de Aplausos ao médico Marcelo Florindo de Freitas, filho de Iúna que, depois de formado fixou residência na cidade Natal, Rio Grande do Norte, onde instalou clinica cardiológica. Atualmente o médico tem vindo a Iúna e atende pacientes na Clínica Gastren. “Excelente profissional que conta com inúmeros pacientes na cidade de Natal e também em Iúna, atendendo a todos com o mesmo profissionalismo e dedicação”, acrescentou Jonathan.

Vereador ainda pediu que seja construído Unidade Básica de Saúde na localidade de Santa Clara do Caparaó, onde o município já possui área para construção. Esclareço que o atendimento às pessoas da comunidade está sendo feito em Pequia e em Santa Clara do Urbano.  Pediu que seja providenciado o patrolamento e o ensaibramento das estradas rurais da localidade de Pedregulho, neste município, que passam pelas propriedades rurais do Senhor Casini e da Senhora Aparecida Ventura, que estão em péssimas condições de uso.

Vereador Matheus Fonseca de Souza

O parlamentar solicitou que seja informada à Casa de Leis a situação da reforma da Escola Municipal da localidade de Terra Corrida, neste Município, e a previsão da execução da obra. Matheus também pediu que seja  realizado a manutenção e construção de bueiro no final da Rua Antônio Monteiro Alves, Bairro Nossa Senhora da Penha e a manutenção de calçamento na mesma Rua, pois o calçamento está bastante danificado e a manutenção da estrada rural secundária que inicia na estrada que liga Iúna a Muniz Freire, em frente a ponte de cimento na Comunidade de Ponte e dá acesso ao Distrito de Nossa Senhora das Graças.

Vereador Geovan Furtado dos Reis

O parlamentar solicitou que seja enviado um ofício a Cesan pedindo esclarecimentos sobre o início da manutenção e reparos nas ruas da cidade após obra de saneamento. Solicitou ao Poder Executivo que seja providenciado uma lixeira próxima ao Cemitério Municipal do Centro, solicitou lavar as ruas de Santíssima Trindade e Nossa Senhora das Graças e solicitou também a poda da árvore da Praça Prefeito Namir Ângelo Gonçalves, no Bairro do Quilombo.

Vereador Emerson da Silva Santos

O parlamentar solicitou que seja encaminhado ao Poder Executivo requerimento para esclarecimentos sobre a Lei que proíbe poluição sonora e o que está sendo feito para cumprir a Lei. O parlamentar também solicitou que seja oficiado à Polícia Militar sobre as ações de atuação em combate as atividades irregulares que geram poluição sonora no Município.

Câmara aprova repasse de R$ 38 mil para Santa Casa de Iúna

Noticia Câmara Municipal aprova cinco projetos em Sessão Ordinária Os projetos foram aprovados na 6º Sessão Ordinária desta quarta-feira (27). há 20 horas  •  Notícias Geral

Galeria 06ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 1 dia  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal de Iúna convoca vereadores para 6ª Sessão Ordinária A Sessão acontece nesta quarta-feira (27), às 19h, no Plenário Vereador Veredino Cândido de Almeida. há 3 dias  •  Notícias Geral