Câmara

Coleta seletiva: morador que aderir pagará menos imposto

Valor da cobrança por serviço de limpeza pública será 3 vezes maior para moradores que não separarem o lixo

728

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 06/02/2015 às 18:56  •  atualizado há 5 horas

A partir deste ano, os moradores da sede de Iúna que aderirem à Coleta Seletiva, que terá início nos próximos meses, pagarão um valor menor na taxa de limpeza pública: 1 VRT E (Valor de Referência do Tesouro Estadual), ou seja R$ 2,68. Já para os moradores que não separarem seu lixo seco e úmido para a coleta seletiva pagarão um valor de 3 VRTEs (R$ 8,04).

A cobrança mensal da taxa será incluída na conta de água ou energia (ainda sob análise). A determinação foi aprovada pelos vereadores em dezembro de 2014, por meio de projeto de Lei que altera a Lei Municipal Nº 1.989/2005, referente à cobrança de taxa de limpeza pública. O VRT E é utilizado pelo Estado no cálculo de taxas e é reajustado anualmente, com base no Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses.

Estão incluídos no processo da Coleta Seletiva os moradores residentes em ruas e avenidas nas quais já existe o serviço de coleta de lixo comum e que também receberão o serviço da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, que ficará responsável pelo recolhimento do lixo seco e úmido e fará a triagem e identificação de cada morador (para a devida cobrança da taxa).

A Coleta Seletiva em Iúna está prevista para ter início nos próximos meses.

Saiba Mais

Coleta seletiva: é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos, e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.

Conscientização: a coleta seletiva também funciona como um processo de educação ambiental, na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

 

Fotos

Coleta seletiva: morador que aderir pagará menos imposto

Coleta seletiva

https://camaraiuna.es.gov.br/noticia/2015/02/coleta-seletiva-morador-que-aderir-pagara-menos-imposto.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear