Educação no trânsito: faça a sua parte!

Pedestres e motoristas devem respeitar a sinalização

Publicado em 22/08/2014 às 17:47  •  atualizado há 12 horas

Em meio às discussões sobre as mudanças de trânsito nas vias mais movimentadas de Iúna, um tema de extrema importância foi levantado por alguns participantes durante a Audiência Pública, realizada no dia 19 de agosto no auditório da Câmara: a educação de pedestres e motoristas.

Entre os dias 18 e 25 de setembro, Contran (Conselho Nacional de Trânsito) realiza a Semana Nacional do Trânsito com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a valorização da vida, com foco no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

O desvio rápido do olhar pode causar um acidente, seja por parte do condutor ou do pedestre. Algumas simples atitudes já ajudam a melhorar o trânsito.

Motorista:

- Redobre a atenção e reduza a velocidade em locais com grande circulação de pedestres, como saída de shoppings, hospitais e escolas.

- Observe o ambiente a sua volta, olhe através dos espelhos e do vidro do carro a sua frente.

- Fique atento a buracos, curvas, obras, sinais de luz de outros veículos, reconhecendo o perigo. Evite ficar atrás de ônibus e caminhões, pois eles dificultam a visibilidade no trânsito.

- Respeite a sinalização da via. Ela está presente para orientar o trânsito e proteger condutores e pedestres.

- Sinalize suas ações com antecedência. Ao virar ou mudar de pista, ligue o pisca-pisca à 200 m da mudança de direção.

- Ultrapasse sempre pela esquerda e apenas nos trechos permitidos.

- Mantenha sempre uma velocidade segura: o excesso de velocidade é uma das maiores causas de acidentes de trânsito no Brasil.

- Desligue o telefone celular. Estudos mostram que o risco de acidentes quadruplica quando o motorista está conversando ao telefone celular.

Pedestre:

- Atravesse a rua sempre pela faixa de pedestre

- Olhe para os dois lados até ter certeza de que nenhum veículo se aproxima e deixe claro a intenção de atravessar;

- Obedeça a sinalização. Nos cruzamentos em que existem semáforos para pedestres, só atravesse a rua quando estes estiverem abertos;

- Ao desembarcar de um veículo saia pelo lado da calçada e aguarde que ele se afaste para iniciar a travessia. Nunca atravesse a rua por trás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que impeçam que os motoristas o vejam.

Educação no trânsito: faça a sua parte!

Educação no trânsito deve envolver motoristas e pedestres

15:54

Vídeo Ver. Matheus Fonseca de Souza (PV) | 34ª Sessão Ordinária de 2021 Discurso do vereador Matheus Fonseca de Souza. há 1 mês  •  Câmara

17:10