Lixão em Iúna: parlamentares solicitam aterro

Fogo, moscas e lixo a céu aberto causam transtornos no bairro Guanabara

Publicado em 05/01/2018 às 10:25  •  atualizado há 3 dias

Após pouco mais de dois anos de construção do aterro controlado, o lixão a céu aberto volta a ser visto em Iúna, no bairro Guanabara onde é descartado todo o lixo doméstico do município. O assunto voltou a ser tema dos discursos dos parlamentares.

O vereador Adriano Ornelas lembrou que o local era constantemente vistoriado e, em caso de irregularidades, havia denúncias no Ministério Público, resultando em multas e sanções ao município.

“A situação do lixão já foi cobrada muitas vezes no mandato passado. Mas a situação hoje é vergonhosa. Moscas estão aparecendo nas residências. Em um ano de novo governo já era pra ter tomado uma atitude para resolver isso. O lixo está chegando às casas populares, tem cachorro arrastando restos de animais mortos, e sacolas voando para os pastos”, pontuou o vereador Adriano.

O vereador Arilson Ferreira de Oliveira foi ao local para fiscalizar e encontrou muito lixo a céu aberto e infestação de moscas.

“Fui à área do lixão e vi que tem muito fogo, o lixão está a céu aberto, infestado de moscas. Nesta administração, até hoje, não levaram nem um caminhão de terra para ajudar a aterrar o lixão. O bairro Guanabara está infestado de moscas”, comentou o parlamentar.

As ações de manejo do aterro controlado deveriam atender aos objetivos do projeto ES sem Lixão, da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que prevê a erradicação dos lixões municipais e passam a direcionar os resíduos em aterros sanitários regionais.

“Realmente é uma situação preocupante para o município, mas está no orçamento de 2018 o serviço de transbordo do lixo. Não ficará barato para o município, mas o serviço será feito”, comentou o vereador Emmanuel Garcia.

Lixão em Iúna: parlamentares solicitam aterro

Lixão a céu aberto em Iúna

Galeria 23ª Sessão Ordinária de 2022 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 5 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara aprova adicional para motoristas da Saúde Com número legal de parlamentares, os vereadores aprovaram as matérias por unanimidade, com parecer favorável da Procuradoria e das comissões pertinentes. há 17 dias  •  Notícias Geral