Notícias Geral

Moradores pedem por delegacia 24h e combate aos crimes contra o patrimônio e contra a vida no Caparaó

O tema foi discutido durante audiência pública nesta quinta-feira (15) na Câmara Municipal de Iúna.

546

Por
Publicado em 16/06/2023 às 12:12  •  atualizado há 3 dias

Crimes contra o patrimônio, assassinatos e reforço no policiamento, além de pedido por delegacia 24 horas, foram temas debatidos na audiência pública da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), em Iúna. Essa audiência foi realizada na noite dessa quinta-feira (15), em conjunto com a Câmara de Vereadores da cidade, para discutir questões relacionadas à segurança nos municípios de Iúna, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Brejetuba e Ibatiba.

Estiveram ainda presentes o deputado estadual Coronel Weliton (PTB), proponente da audiência pública, o ex-deputado estadual Gilsinho Lopes, o prefeito de Iúna, Romário Batista Vieira (Progressistas), o presidente da Câmara de Vereadores de Iúna, Admilson de Sousa (PSB), vereadores Emmanuel Garcia de Amorim (Republicanos), Geovan Furtado dos Reis (Progressistas), Helton Amorim Cunha (PL), Jonathan Bonfante Moreira (PDT), Valci de Paula Montoni (Progressistas) e Emerson da Silva Santos (MDB), o presidente da Câmara de Irupi, José Teodoro de Almeida (PTB), dentre outras autoridades.

Chocado com o duplo homicídio que aconteceu em Iúna, no último fim de semana, o prefeito Romário Batista Vieira desabafou: “Preocupação com a nossa cidade. Preocupação com a situação do nosso país e do Espírito Santo. Por tudo que vem acontecendo. Mas principalmente com a nossa cidade. No ano passado, tivemos oito homicídios. Está sendo difícil de sair de casa”, lamentou Romário.

O deputado estadual Coronel Weliton analisou que existem as pressões do macrotráfico e microtráfico. “Isso atinge, indistintamente, os moradores de todos os municípios do Espírito Santo. Ninguém tem a solução em passe de mágica. É preciso fazer investimento no servidor”, disse o parlamentar, que tem base em Iúna.

Moradores apontaram para a necessidade de ações preventivas de políticas públicas e destacaram que as vítimas do recente duplo homicídio já tinham sido identificadas em altíssima situação de vulnerabilidade social, mas que não houve trabalho para inserção na educação e no mercado de trabalho. Também houve reclamações para acolhimento de dependentes químicos, que acabam partindo para delitos em função da dependência.

Outro local com destaque negativo nos homicídios é Brejetuba. A cidade, que tem pouco mais de 12 mil habitantes, já registrou cinco assassinatos, de janeiro a maio, contra dois do mesmo período do ano passado.

O vereador de Iúna Emmanuel Garcia (Republicanos) pediu ajuda da Comissão de Segurança para que seja instalada a Delegacia Regional em Iúna. “É fundamental que tenhamos isso, além de uma Delegacia da Mulher e um Serviço Médico Legal para reforçar as atividades das nossas polícias”, refletiu.

Município com mais habitantes da região tema da audiência, Iúna não conta com Delegacia Regional atendendo a cidade. De janeiro a maio deste ano, já ocorreram 73 casos de estelionato/fraude, além de 21 furtos a residência na cidade.

O vereador de Irupi José Carlos Nunes Moreno comentou que há subnotificação de casos no município dele e baixíssimo efetivo das polícias. “Não dá para acreditar nos números registrados”, exemplificou o parlamentar.

O presidente da Câmara de Irupi, José Teodoro de Almeida, fez coro ao colega e pediu ainda por reforço da Patrulha Rural da Polícia Militar. “Passa em poucos momentos do dia”, lamentou.

O superintendente de Polícia Regional Serrana, delegado Paulo Rogerio Souza da Silva, frisou que é necessário um trabalho em conjunto das Polícias Civil e Militar para melhor avanço no combate à criminalidade. “O crime que mais acontece no nosso Estado é o crime cibernético. Já tivemos pessoas na nossa região que já perderam R$ 100 mil”, alertou o delegado.

Responsável pelo 5º Comando de Polícia Ostensiva Regional (5º CPOR), o coronel Flávio Pereira Santiago afirmou que é preciso avançar nas legislações para aprimorar as atividades das polícias. “A segurança pública também começa dentro de casa. Nós temos de ensinar os valores às crianças. Quanto a nossa atividade, temos de compensar nosso déficit com nossa dedicação ao trabalho. Temos realizado as ISEO para aumentar a presença dos nossos policiais onde realmente precisa. Isso tem ajudado muito”, explicou.

Bahiense considerou a reunião como produtiva e que um relatório será enviado às autoridades, para que as providências sejam tomadas.

“Verificamos que as regiões no interior têm demandas semelhantes, como aumento do efetivo policial, melhor vigilância no campo e combate ao crime contra o patrimônio. Vamos alertar as prefeituras, o governo do Estado, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça para que possam nos ajudar no trabalho para melhorar a segurança”, concluiu o deputado, que afirmou que vai batalhar pelas demandas solicitadas pela sociedade.

Fotos

Moradores pedem por delegacia 24h e combate aos crimes contra o patrimônio e contra a vida no Caparaó

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://camaraiuna.es.gov.br/l/cbbc9.html

Publicações relacionadas

Noticia Câmara Municipal realiza 14ª Sessão Ordinária na próxima terça-feira (18) A população pode acompanhar a sessão presencialmente no plenário ou on-line através do YouTube da Câmara Municipal. há 4 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal aprova três projetos na 13ª Sessão Ordinária A Sessão aconteceu nessa quinta-feira (06) no Plenário Vereador Veredino Cândido de Almeida. há 11 dias  •  Notícias Geral

50fotos

Galeria 13ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 12 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal convoca vereadores para a 13ª Sessão Ordinária A Sessão acontece nesta quinta-feira (06) com início às 19h. há 13 dias  •  Notícias Geral

Noticia Saiba quais projetos e requerimentos foram aprovados na 8ª Sessão Ordinária Os vereadores apreciaram e aprovaram dois Projetos de Resolução e nove requerimentos. há 20 dias  •  Notícias Geral

50fotos

Galeria 12ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 21 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal realiza 12ª Sessão Ordinária nesta terça-feira (28) A população pode acompanhar a sessão direto no plenário ou on-line através do YouTube da Câmara Municipal. há 22 dias  •  Notícias Geral

Noticia 24 de maio: Dia Nacional do Café O café aproxima as pessoas e aquece o nosso coração. há 25 dias  •  Notícias Geral

Noticia 23 de maio: Colonização do Solo Espírito-santense Portugueses desembarcaram em Vila Velha no ano de 1535. há 26 dias  •  Notícias Geral

33fotos

Galeria 11ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 1 mês  •  Notícias Geral

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade