Não informado

Vereadores rejeitam projetos que aumentariam impostos municipais

De acordo com os parlamentares, os projetos apresentavam aumentos superiores a 50% aos praticados nas tarifas atuais e criavam outros tributos

star583

Publicado em 10/01/2018 as 18:52  •  atualizado há 2 meses

O aumento de tarifas municipais e a criação de novo tributo foram temas de discussões e análises dos vereadores que rejeitaram o projeto de Lei complementar para alteração do código tributário de Iúna. O projeto, apresentado pelo Poder Executivo, aumentaria em mais de 50% algumas das tarifas.

Por considerarem os aumentos dos tributos muito superiores, os vereadores analisaram o projeto e ouviram as queixas dos empresários e contadores do município.

D acordo com a proposta, o ITBI, por exemplo, passaria dos atuais 2% para 3% sobre o valor venal do imóvel e o ISS passaria de 3% para 5%. Já a tarifa de iluminação pública passaria a ser medida de acordo com a metragem linear da fachada dos imóveis (e atualizada anualmente).

Além disso, no mesmo projeto, seria criada a taxa de coleta de lixo, a ser cobrada de acordo com o tamanho do imóvel edificado.

O que disseram aos vereadores:

“No momento em que estamos passando, mais imposto para o cidadão? Não é momento para isso! Esse projeto precisa ser mais discutido, para termos clareza sobre como foram criadas e como o cidadão irá pagar essas tarifas”, comentou o vereador Darlan Barglini.

“Não vamos aprovar aumento de impostos neste momento. Sei que o município precisa acertar essa questão de aumento de arrecadação, mas com a participação da população. Um comércio de 30 metros quadrados pagaria menos imposto que uma residência com dois moradores. Precisamos mesmo discutir isso com clareza”, pontuou o vereador Paulo Henrique Leocádio.

“Por tudo o que o município vem passando, é necessária uma reforma tributária. Nós temos que agir com muita responsabilidade e cautela nesta questão. Aprovamos projetos que geram despesas, mas não aprovamos receita para o município. Entendo que há necessidade, porém os projetos estão vindo para deixar dúvidas de como o cidadão fará o pagamento desses impostos, com em uma mesma rua moradores pagarem impostos diferentes”, comentou o vereador Emmanuel Garcia.

“E a questão do reajuste anual dos funcionários públicos não chega projeto para votarmos. Mais taxas para todos pagarmos e sem um estudo bem definido sobre isso”, disse o vereador Adriano Ornelas.

“É preciso fazer esse estudo no município. Com uma semana é impossível estudarmos um projeto tão sério e que vai interferir na vida de todos os moradores do município”, avaliou o vereador Everaldo Sales.

“Eu não gostaria de dar esse presente para os cidadãos. Basta fazer a avaliação de venda correta do imóvel e depois ajustar esses valores”, sugeriu o vereador Júlio Maria de Oliveira.

“Agora, acho um presente amargo para os iunenses. Precisa ser feita essa correção das tarifas”, comentou o vereador João Elias Colombo Horsth.

Vereadores rejeitam projetos que aumentariam impostos municipais

Sessão plenária

Vereadores discutem situação da Santa Casa

Noticia Dívida do hospital de Iúna preocupa parlamentares Vereadores requereram levantamento do valor real da dívida da Santa Casa. CPI vai apurar possíveis irregularidades há 13 dias  •  Não informado