Obras da UTI da Santa Casa de Iúna são paralisadas pela Justiça

Vereadores discutem ação da Justiça e mostram que discursos de irregularidades destacadas na sessão da Câmara já estavam sendo investigados pela Justiça.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 23/07/2020 às 12:27  •  atualizado há 3 horas

No último dia 14 de julho, a notícia da paralização das obras de implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Santa Casa de Iúna, apontou irregularidades destacadas por vereadores durante, a primeira sessão do mês de julho,  na Câmara de Iúna. O juiz Akel de Andrade Lima, da 1ª Vara de Iúna, acatou pedido de liminar em uma Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), ajuizada pela Promotoria de Justiça do município, para paralisar as obras da UTI.

O vereador José Marcos de Morais destacou a falta de respeito dos gestores do Executivo por não se pronunciarem ao Legislativo quando solicitados. “Quando a gente cobra esclarecimentos sobre a saúde do município e convidamos o diretor da Santa Casa para vir a esta casa, prestar esclarecimentos, falam que a gente está fazendo política. O que queremos é a melhoria da Santa Casa para a população de Iúna é só isso. Aí qual a notícia que explode? Esta sobre a paralisação da obra”, destacou o vereador.  O vereador ainda solicitou aos gestores do Legislativo que fizessem um levantamento para apresentar a população sobre quantos recursos e valores foram aprovados pela casa de Leis em prol da Santa Casa, esclarecendo assim, o esforço do Legislativo beneficiando a Unidade de Saúde.

O vereador Paulinho da Toca ainda esclareceu sobre o assunto. “Sabemos que um secretário de Saúde que foi embora de Iúna, para se afastar de problemas. Falo de corrupção, roubalheira que estava acontecendo naquele espaço. Que fique bem claro foi a Justiça que embargou a obra, cheia de irregularidades no seu processo de contratos para execução. Estamos perdendo essa UTI é por causa do atual prefeito”, acrescentou o vereador em discurso.

O vereador Darlan Barglini também falou sobre o assunto.  Já sabíamos que havia problemas na gestão do Hospital. Foram lá e pegaram um contrato da gestão de 2016 e deram andamento a um contrato que já estava com problemas. Destacando empresários já investigados pela Justiça. Será que eles já estavam prevendo essa pandemia? O município necessita dessa UTI e espero que tenhamos  essa UTI, mas respeitando o dinheiro de todos os moradores deste município.

O vereador Júlio Maria citou um trecho da decisão da Justiça.  “Temos aqui um trecho da decisão do juiz Akel de Andrade Lima, da 1ª Vara de Iúna, que nos mostra que não é razão para servir de “‘escudo’ ou ‘falsa justificativa’ para relegar a segundo plano os valores da administração pública. A situação de calamidade pública que abrange todo o Estado do Espírito Santo, o que inclui Iúna, não constitui salvo conduto para violar leis, valores e princípios em detrimento da sociedade ao falso argumento de trabalho para ‘salvá-las’” é o que diz um dos trechos da decisão do juiz. Ou seja, a publicidade enganosa mostrou que as irregularidades que agora veio à tona e que já havíamos anunciado não era fala de vereador. A Justiça está ai pra valer e o nosso papel é fiscalizar”, finalizou Júlio Maria.

Obras da UTI da Santa Casa de Iúna são paralisadas pela Justiça

vereador durante sessão da Câmara de Iúna

Noticia Saúde: Vereadores discutem enfrentamento ao Covid-19 e início da Colheita As medidas de segurança para coibir o avanço da doença e permitir que os trabalhos dos produtores aconteçam com eficiência foi a principal discussão da reunião. há 16 horas  •  Notícias Geral

Noticia Câmara de Iúna realiza primeira Sessão Ordinária Virtual A primeira sessão virtual foi efetivada através de videoconferência, em atendimento às medidas de prevenção à propagação do COVID- 19. há 15 dias  •  Notícias Geral