Obras e serviços sem conclusão são pautas de reivindicações dos parlamentares

Atrasos e indefinições sobre reformas de escolas e de posto de saúde e também sobre limpeza nos bairros e finalização de obras da Cesan preocupam vereadores

Publicado em 29/04/2019 às 16:52  •  atualizado há 2 dias

A reforma e a manutenção das escolas municipais sempre foram pautas constantes dos discursos e indicações dos vereadores de Iúna, que há meses buscam junto ao Poder Executivo encontrar soluções para o bom funcionamento das aulas nas escolas Deolinda Amorim de Oliveira e Dr. Nagem Abikahir. Os dois prédios, de acordo com os parlamentares, precisam de intervenções urgentes.

Na escola Dalila Amorim de Oliveira, as escadas que dividem os dois pavimentos sempre foram alvos de críticas dos pais dos estudantes, que consideram o espaço perigoso.

Atualmente, há um movimento para tentar construir uma nova escola em outro endereço, mas nada concreto ainda.

“Não podemos concordar com as escadas da escola. Precisamos de escolas baixas, com conforto para os alunos. Temos outros espaços no bairro Quilombo. Não podemos admitir que crianças estudem naquele espaço, com perigo para os estudantes. O prédio da Deolinda poderia se transformar em uma secretaria de Saúde ou de Educação. Outra escola seria construída, com os R$ 2 milhões de reforma e mais outros recursos que o Estado pode nos ajudar. Já está na hora de nos organizarmos para pensar em uma coisa maior”, avaliou o vereador Rogério Cézar.

Segundo o vereador Darlan Barglini, existe um projeto para modificar a escola Deolina, inclusive para um novo endereço. “Mas vou defender e lutar para que a escola continue no meu bairro. Quero que a administração municipal dê condições para as crianças não precisarem ir para outro bairro”, analisou.

Na zona rural, a situação das escolas também preocupa os parlamentares. “Em Santa Clara do Caparaó, mais de 200 crianças estão na escola e não tem refeitório, nem área de lazer, nem banheiro. Anunciaram a construção de uma quadra, mas até agora nada. Está tudo abandonado”, alertou o vereador Júlio Maria de Oliveira.

Obras da Cesan

As obras do projeto de esgotamento sanitário da Cesan em Iúna, realizadas pela empresa Saliah, continuam na mira da fiscalização dos vereadores, que saíram em comitiva para conferir o pavimento das vias que já receberam intervenção.

“Andamos toda a cidade, nos pontos mais críticos onde as pedras estão soltando. Algumas obras de reposição do pavimento foram resolvidas, mas outras não. Vou aguardar a resposta dos meus requerimentos, pois não concordo com a qualidade do pavimento”, analisou o vereador Everaldo Pereira Sales.

O vereador Emmanuel Garcia Amorim também participou da vistoria. “Fizemos uma vistoria em todos os pontos críticos da cidade e esperamos que a empresa faça um serviço de qualidade”, comentou.

Moradores ainda sem sinal de TV aberta

“Ainda não tem sinal de televisão nas residências de Iúna. Peço mais uma vez à administração para consertar a antena. É um pedido antigo dos vereadores e moradores da cidade”, lembrou Maria Miguelina.

Posto de saúde em Pequiá

Outro projeto para reforma de imóvel público, abandonado, é o do posto de saúde de Pequiá. “Há meses que tem um monte de tijolos empilhados para a reforma do posto de saúde, mas nada é feito. Em Pequiá, uma máquina vai de um lugar para outro, mas não termina o serviço. Nada tem planejamento. É preciso montar um protocolo para organizar esses serviços”, indicou o vereador Júlio Maria de Oliveira.

Obras e serviços sem conclusão são pautas de reivindicações dos parlamentares

Obras paradas estão na pauta de discussão dos vereadores

Galeria 12ª Sessão Ordinária de 2022 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 6 horas  •  Notícias Geral

Noticia Em Sessão Solene, vereadores promovem homenagem à profissionais de Enfermagem O evento foi idealizado para comemorar a Semana Brasileira da Enfermagem que ocorre todos os anos entre os dias 12 de maio e 20 de maio. há 5 dias  •  Notícias Geral