Parlamentares analisam perda de recursos para o município

De acordo com os parlamentares, falta planejamento da administração municipal quanto à aplicação dos recursos recebidos dos governos estadual e federal

Publicado em 29/05/2019 às 19:11  •  atualizado há 2 dias

Ainda na sessão do dia 17 de maio, os parlamentares de Iúna analisaram o projeto de Lei nº 34/2019 que solicita suplementação no valor de R$ 750 mil para a secretaria de Saúde. Porém  o projeto não trouxe em sua redação a forma como esse valor seria gasto, apenas informa que será gasto com serviços de terceiros.

“Está faltando a Prefeitura dizer para onde e para quem esse valor será pago”, comentou o vereador Darlan Barglini.

Os vereadores iniciaram seus discursos sobre o assunto, alertando que, mais uma vez, os projetos estão chegando à Câmara com erros de informações importantes para análise e posterior aprovação, fatos que geram atrasos na votação.

“Estou chamando as duas procuradorias (do Executivo e do Legislativo) para discutirmos os projetos juntos, e a administração não vem justificar os projetos. Olha o erro acontecendo mais uma vez”, alertou o vereador Rogério César.

“Não podemos dar “cheque em branco” para o Prefeito gastar do jeito que quiser, é preciso discriminar no projeto onde e como vai gastar”, comentou o vereador Paulo Henrique Leocádio da Silva.

Perdas de recursos

Segundo o Presidente da Câmara, João Elias Colombo Horsth, a falta de planejamento dos recursos é a principal falha para que os investimentos saiam do papel.

“Existem muitos investimentos federais que e já estão disponíveis para o governo municipal há mais de quatro anos, mas as administrações perdem o recurso por falta de planejamento. Então, não é culpa desta Casa Legislativa se o projeto de construção ou outra obra perca o prazo se não há planejamento e prazo legal para avaliarmos”, explicou o Presidente da Câmara.

Medicamentos em falta

O vereador Darlan Barglini afirmou ainda que estão faltando insumos na Saúde. “O município de Iúna não prestou contas dos seus gastos com a saúde o que gerou bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios. Se essa prestação de contas não for resolvida, deixaremos de receber recursos importantíssimos. Também está faltando insulina na secretaria de Saúde, conforme me relatou um paciente diabético. Isso acontecendo e o dinheiro ainda sendo bloqueado por falta de planejamento da Prefeitura”, avaliou.

“Com essa perda de recurso, a população está indo ao posto de saúde para marcar um exame de laboratório e não está conseguindo porque o atendente diz que não tem dinheiro. Além disso, desde dezembro tem um micro-ônibus na garagem da prefeitura que não trafega para levar pacientes, o que poderia economizar muito dinheiro, mas a gente não entende por que o veículo não pode levar pacientes”, questionou o vereador José Marcos de Moraes.

O problema com a falta de prestação de contas do Poder Executivo também foi avaliado pelo vereador Paulo Henrique Leocádio da Silva. “No dia 20 de maio, mais de R$ 1 milhão deixará de chegar à Iúna, porque o relatório da secretaria de Saúde não foi enviado. É muita irresponsabilidade”, reforçou o parlamentar.

Parlamentares analisam perda de recursos para o município

Mesa diretora em discussão de projetos

Noticia Ex-prefeito Wellinton Virgílio tem prestação de contas de 2017 rejeitadas pela Câmara de Iúna Em fevereiro, o ex-gestor também teve as contas de 2018 rejeitadas por 8 votos a 2. há 9 dias  •  Notícias Geral

Galeria 14ª Sessão Ordinária de 2022 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 11 dias  •  Notícias Geral