Poder Legislativo, Prefeitura e Comerciantes se unem para adotar novas medidas para o funcionamento do Comércio

Desde a última segunda-feira (18), o município consta na lista de Risco Alto para a Covid-19

Por Jaqueline Araújo, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 21/01/2021 às 14:22  •  atualizado há 3 dias

O Poder Legislativo Municipal se reuniu, na manhã desta quinta-feira (21), com o Poder Executivo e Comerciantes de Iúna para discutir medidas preventivas de Combate a Covid-19. Durante a reunião ficou definido que cada comerciante apresentará um plano de ação para o Poder Executivo que, por meio de uma Comissão,  estabelecerá novas medidas de funcionamento, conforme as necessidades de cada setor. Além das novas medidas, as regras de seguranças vigentes seguem mantidas conforme decretos municipais e estaduais.  Desde segunda-feira (18), Iúna passou a constar na lista de Risco Alto para a doença, sob  vigência de regras mais rígidas, conforme decreto estadual.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Iúna, com a presença do presidente da Câmara Edson Márcio de Almeida (MDB), os vereadores Leonardo da Costa Oliveira (PV), Geovan Furtado dos Reis (Progressistas), Matheus Fonseca de Souza (PV), Emerson da Silva Santos (MDB), Jonathan Bonfante Moreira (PDT) Helton Amorim Cunha (PL) Adimilson de Souza (PSB) e Paulo Henrique Leocádio da Silva (MDB), o prefeito de Iúna, Romário Vieira, o secretário de Saúde, Durval Dias Santiago Júnior, os representantes da Associação dos Comerciantes de Iúna, Célio Alves de Carvalho, Ériton Antônio César de Assis e Leida Terra Rios Zampier, além de diversos comerciantes do município.

A maioria das pessoas presentes eram comerciantes de serviços não essenciais, que buscavam uma diálogo que pudesse flexibilizar ações e estabelecer regras para que os mesmos possam, de certa forma, voltar a vender seus produtos, desde que se adequem às medidas já adotadas. Como exemplificou o comerciante Leondenes da Açaiteria Açaí Vitória: “É um problema sério, mas é necessário o bom senso de ouvir as necessidades de cada comerciante. Não havíamos sido ouvidos. O que foi feito anteriormente foi uma tentativa de falir os comerciantes. Precisamos de diálogo e oportunidade para definir em conjunto o que teremos que fazer para trabalhar”, disse Leondenes.

O secretário de Saúde Durval Júnior explicou as medidas que serão adotadas em parceria com o comércio para enfrentar a Pandemia. “Nós queremos trazer vocês comerciantes para que sejam fiscais dessa situação. Como fazer isso? Nós planejamos para que cada comércio apresente um plano de ação para o seu setor.  Cada comerciante vai colocar as suas necessidades em um Plano de Ação, esse documento será analisado por uma Comissão, imediatamente, para que as novas regras sejam adotadas”, explicou o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde publicará normativas constando as medidas a serem adotadas durante a vigência do Risco Alto através das ações que serão analisadas por uma comissão em conjunto com a Associação dos Comerciantes de Iúna. “Não podemos deixar de cumprir as normas. A parceria tem que existir de forma que todos cumpram as regras e garantam as medidas de segurança em combate a Covid-19. Vocês serão multiplicadores de informação, serão fiscais”, disse o secretário de Saúde durante a reunião.

O prefeito Romário Vieira disse que as atividades retornarão ao seu funcionamento normal com algumas orientações e restrições que vem do Ministério da Saúde, e que, espera contar com os empresários para evitar situações que possam colocar em risco a população.

O presidente da Câmara Edson Almeida se colocou à disposição dos comerciantes para ajudar nas ações de Combate a Covid-19. “Acredito que estamos todos aqui unidos no com o mesmo ideal: combater a Covid-19 e ainda contribuir para que o comércio de Iúna mantenha a nossa economia. O Poder Legislativo está à disposição, a Associação dos Comerciantes também está à disposição para esclarecer as dúvidas e o principal está sendo feito, e como foi solicitado: o diálogo e a oportunidade de todos de encontrar medidas de segurança para a saúde do município”, finalizou o presidente.

Reunião entre Poder Legislativo, Prefeitura e Comerciantes, nesta quinta-feira (21)

Noticia Vereadores aprovam orçamento de R$ 85 milhões para 2022 15 emendas modificativas foram apresentadas para o PL, apenas uma delas foi aprovada. há 2 dias  •  Notícias Geral

Galeria 32ª Sessão Ordinária de 2021 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 3 dias  •  Notícias Geral

Noticia Cidadãos Iunenses: personalidades de Iúna recebem honraria do Poder Legislativo Na oportunidade, também foram entregues os títulos de cidadão ausente e presente, além da Comenda Parlamentar do Rio Pardo ao deputado estadual Theodorico de Assis Ferraço. há 5 dias  •  Notícias Geral