Prestação de contas sugere irregularidades na Santa Casa

Na Tribuna Popular, a secretária de Saúde Vanessa Leocádio e o controlador municipal Antônio Júnior apresentaram indícios da má gestão do hospital

Publicado em 02/10/2017 às 19:46  •  atualizado há 13 dias

Para apresentar as ações realizados nos últimos três meses após a intervenção da Prefeitura Municipal na administração do hospital Santa Casa de Iúna, a secretária de Saúde Vanessa Leocádio e o controlador Antônio Júnior usaram a tribuna Popular da Câmara no dia 18 de setembro.

A controladoria e a secretaria de Saúde assumiram a administração da Santa Casa no final de junho deste ano, a partir da recomendação do Ministério Público que levantou irregularidades na gestão, como indícios de desvio de recursos federais e condições sanitárias precárias.

“Encontramos algumas irregularidades na prestação de contas da Santa Casa, especialmente relacionadas ao atendimento. Em 90 dias, podemos destacar que na farmácia não havia qualquer controle de estoque, os profissionais estavam sobrecarregado, o alvará sanitário estava vencido há meses. Além disso, a Santa Casa estava com convênio suspenso com o Governo do Estado.

No que se refere ao controle financeiro da entidade, de acordo com o controlador Antônio Júnior, “a Santa Casa possui uma dívida que é impossível precisar”.

“Desde 2013 não recebíamos documentos de prestação de contas conforme notificávamos. Mas hoje a gente entende porque isso acontecia. Quem eram os sócios da Santa Casa? Essa informação não era divulgada. As pessoas pagavam para serem sócias e o dinheiro não entrava na conta da Santa Casa. A entidade também tinha uma conta para movimentações financeiras particulares, sem nenhum controle fiscal, então não sabemos para onde foi o dinheiro, porém descobrimos um caderno contábil com essa movimentação de caixa dois”, informou o controlador municipal, Antônio Júnior.

Ainda segundo o controlador, no livro de contabilidade constam retiradas particulares, do tipo vales e salários. “Além disso, um pedreiro pago pela Santa Casa prestava serviços na residência do ex-diretor jurídico e financeiro da entidade. Algumas retiradas, registradas pela esposa do ex-diretor, dizem respeito a almoços, viagens, despesas com carros... ou seja, a Santa Casa era uma mercearia particular do ex-diretor”, concluiu Antônio Júnior.

Intervenção

Após a intervenção, que será provisória, foram afastadas de suas funções todas as pessoas que exerçam tarefas de gerenciamento, direção e assessoramento na instituição de saúde. Um novo gestor da Santa Casa será contratado via chamamento público para que uma Organização Social (OS) possa administrar o hospital, hoje sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde.

As irregularidades na Santa Casa de Iúna já vinham sendo percebidas pelos vereadores, que inúmeras vezes visitaram a instituição, ouviram relatos dos funcionários e analisaram balancetes.

“Hoje, temos a comprovação das denúncias. Desde 2013 eu fui ao Ministério Publico para denunciar os fatos. Realmente, eu não estava errado”, avaliou o vereador Emmanuel Garcia Amorim.

Prestação de contas sugere irregularidades na Santa Casa

Controlador Municipal, Antônio Júnior.

Prestação de contas sugere irregularidades na Santa Casa

Galeria 12ª Sessão Ordinária de 2022 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 19 horas  •  Notícias Geral

Noticia Em Sessão Solene, vereadores promovem homenagem à profissionais de Enfermagem O evento foi idealizado para comemorar a Semana Brasileira da Enfermagem que ocorre todos os anos entre os dias 12 de maio e 20 de maio. há 5 dias  •  Notícias Geral

Galeria Sessão Solene em comemoração a Semana da Enfermagem Galeria de fotos da Sessão Solene em comemoração a Semana da Enfermagem há 9 dias  •  Notícias Geral