Serra do Valentim se tornará Unidade de Conservação Ambiental

Objetivo é assegurar o uso sustentável dos recursos naturais e desenvolver atividades econômicas sustentáveis na região

Publicado em 19/06/2017 às 18:47  •  atualizado há 4 horas

No dia 06 de junho foi realizado na localidade de Serrinha, o Seminário de Criação da Unidade de Conservação da Serra do Valentim, reunindo dezenas de lideranças locais, ambientalistas, empresários do ramo do turismo, moradores e autoridades para discutirem os primeiros passos e  assegurar o uso sustentável dos recursos naturais do local e desenvolver atividades econômicas sustentáveis na região. O projeto envolve os gestores dos municípios de Iúna, Ibatiba e Muniz Freire.

O evento foi acompanhado pelos vereadores Everaldo Pereira Sales, Paulo Henrique Leocádio da Silva e Darlan Silva Barglini.

“Foi uma reunião muito importante com lideranças da região para a criação da Unidade de Conservação. O município e o Circuito Serras, Águas e Cafezais, e com o apoio do Governo do Estado e do Incaper, deram o primeiro passo para essa importante iniciativa”, comentou o vereador Everaldo Sales.

Unidade de Conservação

As unidades de conservação (UC) são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.

As UC asseguram às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. Estas áreas estão sujeitas a normas e regras especiais. São legalmente criadas pelos governos federal, estaduais e municipais, após a realização de estudos técnicos dos espaços propostos e, quando necessário, consulta à população.

Serra do Valentim se tornará Unidade de Conservação Ambiental