Vereadores aprovam prorrogação de licenças e autorizações ambientais do Município de Iúna

A sessão ainda garantiu a aprovação de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 5 milhões

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara Iúna
Publicado em 23/04/2021 às 08:50  •  atualizado há 12 dias

Suplementação no valor de R$ 5 milhões e prorrogação da vigência de licenças e autorizações ambientais foram duas demandas, do Poder Executivo, aprovadas pelos Vereadores, durante a Sessão Ordinária do último dia 19 de abril, da Câmara Municipal de Iúna. A sessão com duração de 2 horas e 17 minutos ainda aprovou diversas indicações, requerimentos e Moção de Pesar. Na pauta, as demandas destacaram, principalmente, ações destinadas à Secretaria de Obras e Saúde do Município.

O projeto de Lei nº 8/2021 que autoriza o Poder Executivo abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 5 milhões foi aprovado por 9 votos a 1, com leitura de pareceres favoráveis das Comissões da Casa e da Procuradoria. Já o projeto de Lei nº 11/2021 que garantiu a prorrogação da vigência de licenças e autorizações ambientais foi aprovado por unanimidade. A matéria era uma das expectativas dos agricultores do Município, diante da crise econômica gerada com a Pandemia da Covid-19. As licenças e autorizações Ambientais foram prorrogadas excepcionalmente até o dia 31 de dezembro.

Entre as demandas levantadas pelos vereadores estão assuntos como:  Combate ao Fake News, estão sendo criado no Município, jornais que estão divulgando notícias falsas sobre assuntos relacionados ao Poder Executivo e Legislativo. Avanço da Covid-19 e conscientização que segue sendo intensificada pedindo a colaboração dos Moradores.  Intensificação da Coleta Seletiva, Recuperação das estradas rurais, principalmente, diante deste inicio da colheita de café. Falta de iluminação pública, medidas de cuidados com os trabalhadores rurais diante do início da Colheita de Café, entre outros assuntos.

Confira em detalhes indicações e requerimentos dos vereadores:

Vereador Admilson de Souza (PSB)

O parlamentar solicitou uma Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor José Rodrigues, mais conhecido com (Mozina), morador de Iúna e ex-servidor do município de Iúna. Trabalhou na Secretaria de Saúde como motorista e atualmente ocupava cargo na Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal da cidade de Martins Soares/MG.

Emmanuel Garcia de Amorim (Republicanos)

O vereador solicitou que seja encaminhado oficio ao Delegado de Polícia de Iúna e a Promotoria de Justiça de Iúna, para que se possa dar prosseguimento/adiantamento ao processo de investigação da tentativa de homicídio ocorrido no município de Iúna, na residência da advogada Elzeni da Silva Oliveira, para não prover a impunidade. Emmanuel ainda solicitou que seja agendado com o Juiz e Promotor da Comarca de Iúna, Prefeito Municipal, Secretário Municipal de Saúde e Gestor da Santa de Iúna para discutir a implantação da UTI Santa Casa de Iúna.

Geovan Furtado dos Reis (Progressistas)

O vereador solicitou que seja determinado ao subsecretário de Agricultura e Interior a providenciar o patrolamento e o ensaibramento das estradas rurais do Córrego Jatobá, para facilitar o escoamento da safra de café.

Matheus Fonseca (PV)

O vereador solicitou que seja determinado ao subsecretário de Agricultura para providenciar a manutenção das estradas das Comunidades de Serrinha e Pilões. O Morro passando perto da Comunidade Pedregulho, limpando caixas secas que estão cheias, e melhorando as estradas que estão com muitas valetas, quase que intransitáveis. Solicitou que seja analisado a possibilidade de conceder ao trabalhador(a) notificado com Covid-19, que estejam trabalhando na safra do café, um auxílio emergencial municipal, com intuito de manter condições de segurança a família do trabalhador. É sabido que a safra do cafeeiro é momento que muitas famílias ganham o dinheiro para alimentação do ano todo, e que ficar 15 dias sem trabalhar pode comprometer toda a segurança do trabalhador manter alimento na mesa.

Solicitou ainda calçamento da Rua Adílio Davino de Assis, no Bairro Guanabara, nesta cidade. Limpeza às margens da Avenida Presidente Tancredo Neves, Bairro Niterói, nesta cidade e finalizou pedindo providências sobre o esgoto a céu aberto próximo à Vila do Córrego do Laje, que está causando mal cheiro e perigo a saúde das pessoas que residem no local.

Valci de Paula Montoni (Progressistas)

O vereador solicitou a construção de rede de esgotamento sanitário na Comunidade de Córrego do Laje. Os esgotos das residências estão correndo a céu aberto, causando mau cheiro  e contribuindo para proliferação de insetos o que coloca em risco a saúde dos moradores do entorno.

Noticia Câmara aprova distribuição gratuita de absorventes na rede Municipal de Iúna Projeto de Lei prevê o fornecimento de absorventes higiênicos às alunas de baixa renda. Câmara encerra sessões ordinárias no ano, mas mantém atendimento durante o recesso legislativo. há 31 dias  •  Notícias Geral

Galeria 34ª Sessão Ordinária de 2021 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 1 mês  •  Notícias Geral

Noticia Vereadores aprovam cinco projetos de Lei durante 33ª Sessão Ordinária Durante o expediente também foi feito a leitura de ofícios entre eles o convite feito aos vereadores para a Solenidade de acendimento das luzes do Natal Encantado na Vila do Papai Noel de Iúna. há 1 mês  •  Notícias Geral

Galeria 33ª Sessão Ordinária de 2021 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 1 mês  •  Notícias Geral