Notícias Geral

Vereadores destacam o número expressivo de nascimentos na Maternidade de Iúna, após inauguração

Durante a 14ª Sessão, vereadores ainda rejeitaram Projeto de Resolução e aprovaram requerimentos, indicações e Moções de Pesar.

150

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara Iúna
Publicado em 15/06/2021 às 11:54  •  atualizado há 1 dia

Na 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Iúna realizada, no último dia 28 de maio, vereadores rejeitaram Projeto de Resolução nº 5/2021, de autoria do vereador Emerson da Silva Santos (MDB,) e aprovaram requerimentos, indicações e Moções de Pesar. O Projeto modificava o artigo 83 que passaria a instituir prazo de 10 dias para que os vereadores analisem matérias como é feito pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

A reunião com duração de 2 horas e 32 minutos contou com a fala dos 11 vereadores que destacaram durante pronunciamento o número de partos já realizados na Maternidade de Iúna, efetivaram novas solicitações referentes à iluminação pública, reparos em pontes, recuperação de estradas, limpeza urbana, reforma de escolas, poda de árvores, entre outros serviços.

A Sessão contou ainda com uma apresentação do procurador da Casa de Leis, Dr. Marco Antonio Sonsim de Oliveira, que destacou detalhes sobre o funcionamento do Regimento Interno do Legislativo, atuação dos vereadores e a importância e representatividade do Legislativo nas demandas sociais do Município.

Confira os principais destaques das falas dos vereadores durante a 14ª Sessão Ordinária:

Geovan Furtado dos Reis (Progressistas)

O parlamentar solicitou que seja viabilizado o retorno do Posto do Ministério do Trabalho para o município de Iúna, visando facilitar o atendimento as pessoas da região, que procuram o órgão para resolver as questões relacionadas ao trabalho.  Pediu que seja feito limpeza: lavar e pintar as faixas e os meios fios de todas as vias públicas dos Bairros Pito e Nossa Senhora da Penha visando evitar a poeira que intensifica no período de estiagem. Destacou a importância da Nova Maternidade: “Já foram feitos 17 partos neste município e isso significa que 17 famílias tiveram tranquilidade, segurança e saúde diante de um momento tão particular e importante na vida de uma mulher”.

Adimilson de Souza (PSB)

O parlamentar solicitou serviço de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jota Ferreira, na Comunidade do Rio Claro, colocando sistema de alambrado em volta da área da Escola, reforma da Escola do Distrito de São João do Príncipe, parte externa e interna, que está precisando trocar o telhado, porque apresenta várias goteiras em dias chuvosos, prejudicando, desta maneira, os trabalhos dos professores e alunos, serviços de reparos na lateral da ponte que fica na Comunidade de Boa Sorte, próximo a propriedade do saudoso Denir Moço, visando dar segurança a seus usuários, serviços de substituição de lâmpadas queimadas no sistema de iluminação pública da Vila de Boa Sorte. Finalizando, pediu ainda que seja feita a poda das árvores que ficam no Parque Industrial, pois os galhos estão encostando na rede elétrica de alta tensão, fato que coloca em risco as vidas das pessoas que transitam pelo local.

Leonardo da Costa Oliveira (PV)

O Parlamentar solicitou ao Poder Executivo que esclareça a situação do Ticket de alimentação repassado pela Prefeitura a servidores públicos: “Alguns servidores me procuraram reclamando que a empresa que faz a transação dos tickets não estaria repassando para as instituições que recebem o valor e que isso estaria atrapalhando os servidores, já que as instituições estariam rejeitando o ticket por falta de pagamento. Então peço ao Executivo que verifique essa situação”,  destacou o vereador. Leonardo ainda solicitou esclarecimentos à Secretaria de Saúde em relação à liberação de exames nos Postos de Saúde do Município que estariam suspensos, temporariamente.

Emerson da Silva Santos (MDB)

O Parlamentar aproveitou o pronunciamento para parabenizar os gestores responsáveis por tornar possível o funcionamento da maternidade. “Parabéns ao Ary, aos vereadores, ao prefeito e Graças a Deus e a todos a Maternidade está funcionando”, disse. Emerson destacou ainda sobre eficiência na conclusão de serviços: “Fazer o melhor resultado com o menor recurso seguindo o princípio da eficiência e, com isso, eu quero esclarecer que tenho recebido algumas reclamações que as máquinas fazem o serviço até um determinado local, mas paralisa e vai pra outro lugar. Então faço esse apelo à administração que quando começasse o serviço em um determinado local termine para poder concluir em outro local. Começou, termina. Faça economia do dinheiro do cidadão”, destacou.

Jonathan Bonfante Moreira (PDT)

O Parlamentar realizou uma visita a deputados em Vitória na busca por emendas para atender demandas de Iúna. “Fizemos vários pedidos e solicitamos em nome dos vereadores desta casa. Parlamentares que estão sempre trabalhando em conjunto em prol do Município. Iúna está unida em prol dos munícipes e parabenizo os trabalhos que estão sendo feitos, as máquinas estão trabalhando. É um trabalho sério que está sendo feito e nossos produtores vão ficar satisfeitos com as estradas. Vereador não pode tudo gente, mas a harmonia ajuda a fluir e Iúna segue atuando pelo certo”, destacou.

Matheus Fonseca de Souza (PDT)

Solicitou que equipes de trabalho  realizem a manutenção das estradas na Comunidade de Rio Claro, Distrito de São João do Príncipe, no Córrego dos Horst, perto da Pousada Rio Claro, Córrego Sossego. O vereador ainda falou sobre o Concurso do Café de Qualidade de Iúna e sua importância e parabenizou a atuação de Gestores da Prefeitura. “Parabéns ao secretário Municipal Manoel que nos trouxe sete indicações atendidas e isso é muito importante para o vereador ter esse retorno das atividades sendo realizadas, principalmente, porque sabemos que a população está sendo atendida”.

Emmanuel Garcia de Amorim (Republicanos)

O Parlamentar destacou que novas indicações foram feitas referente à falta de iluminação no Município, destacou a campanha de doação de alimentos e a ampliação de espaço para a vacinação. “Efetuei seis indicações para reparos e manutenção na iluminação pública e tivemos a boa notícia que os materiais estão chegando para atender a sociedade. A falta de iluminação pública nos traz insegurança diante de uma rua escura, o cidadão acaba intimidado ao sair de casa trazendo a insegurança. Peço ainda a extensão de energia para algumas ruas que ainda seguem sem iluminação. Indico ainda a Secretaria de Saúde para que possa organizar e planejar nos momentos de vacinação em massa, em um ambiente maior, tipo o Ginásio de Esportes já que temos o espaço e condições de organizar um ambiente favorável e seguro para as pessoas serem mais bem atendidos”, destacou.

Helton Amorim Cunha (PL)

O vereador solicitou serviços de limpeza e patrolamento na zona rural e parabenizou equipe  que monitora e realiza reparos na iluminação no Município por atender os vereadores, conforme possível. Pediu ainda que seja podado arvores próximo a Santa Casa, e pediu a Secretaria de Saúde que analise o que está acontecendo com a Sala de Vacinações em Pequiá, pois moradores estariam vindo ser vacinados na sede. “Foi reclamação de alguns moradores que estariam saindo de Pequiá para serem vacinados na Sede, então solicito aqui que seja esclarecido a população de Pequiá o que está acontecendo, já que existe a Sala na região”.

Paulo Henrique Leocádio da Silva (MDB)

O vereador solicitou diversas indicações como a reforma da escola córrego Terra Corrida, destacou os trabalhos de patrolamento nas estradas rurais, parabenizou a Secretaria de Assistencial pelo movimento sem Fome, campanha de arrecadação de alimentos.” Um pouquinho de cada um, nunca será pesado pra ninguém é de extrema importância esse cuidado social”.  O parlamentar ainda pediu ao DNIT, a instalação de placa de sinalização no Trevo da BR-262, que dá acesso à cidade de Iúna, indicando a entrada para as cidades de Iúna, Irupi e Ibitirama, pois está acontecendo de turistas passarem direto em direção a Minas Gerais, devido à falta de sinalização no local.

Edson Márcio de Almeida (MDB)

O presidente da Casa solicitou aos vereadores que atuem em contato com deputados federais, para que busquem ajuda para resolver problemas com sinais de telefonia do Município. “É uma demanda recorrente, então peço a cada vereador que possamos tabalhar em conjunto buscando com seus deputados federais para buscarmos uma solução para esse constante falta de sinal de telefonia no Município”. O Presidente ainda destacou um oficio enviado à Camara recebendo parabéns da Associação Comercial. “Recebemos esse ofício da Associação Comercial e é muito bom saber que a sociedade reconhece o nosso trabalho, o nosso esforço em tornar possível o funcionamento da Maternidade em Iúna. Agradeço em nome de todos os vereadores, a Associação Comercial, pelo reconhecimento”, destacou o presidente.

Fotos

Vereadores destacam o número expressivo de nascimentos na Maternidade  de Iúna, após inauguração

https://camaraiuna.es.gov.br/noticia/2021/06/vereadores-destacam-o-numero-expressivo-de-nascimentos-na-maternidade-de-iuna-apos-inauguracao.html

Publicações relacionadas

Análise de solo

Noticia Projeto garante menores taxas de serviço de análise de solo para agricultores contribuintes Câmara aprovou projeto que garante ao agricultor usufruir de até 10 laudos por ano, a uma taxa base de 3VRTEs (aproximadamente R$ 3,6) há 2 dias  •  Notícias Geral

Análise de solo

Noticia Professores e servidores da Educação Municipal poderão utilizar o transporte escolar Projeto aprovado pela Câmara altera Lei do município, permitindo a utilização do transporte público escolar por servidores da Educação há 2 dias  •  Notícias Geral

Análise de solo

Noticia Vereadores de Iúna aprovam 7 projetos de Lei durante 25ª Sessão Ordinária No total foram aprovados mais de R$ 1,5 milhão que serão utilizados na recuperação de estradas rurais, pavimentação asfáltica, construção de muro de arrimos, desassoreamento do Rio Pardo, entre outros. há 4 dias  •  Notícias Geral

Análise de solo

Noticia Projeto que cria Fundo Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental é aprovado Com parecer favorável das comissões pertinentes e Procuradoria, com duas emendas sendo uma supressiva e modificativa, os vereadores do Município aprovaram por unanimidade a matéria. há 23 dias  •  Notícias Geral

Análise de solo

Noticia Câmara de Iúna aprova seis Projetos de Lei Vereadores aprovaram projeto de doação de terreno para a construção da 16ª Subseção da OAB com sede em Iúna. Um valor total de R$ 4,5 milhões em créditos suplementares também foi aprovado para execução das atividades do Poder Executivo há 1 mês  •  Notícias Geral

Análise de solo

Noticia Vereadores aprovam dois projetos de Lei durante 21ª Sessão Ordinária do ano Com a presença de todos os vereadores, foram aprovados por unanimidade dois Projetos de Leis, um de autoria do Poder Executivo e o segundo de autoria do Poder Legislativo. há 1 mês  •  Notícias Geral

Análise de solo

Noticia Audiência Pública A Câmara Municipal de Iúna irá realizar no próximo dia 13 de agosto, sexta-feira, uma Audiência Pública, a partir das 18h, no Plénario Vereador Veredino Cândido de Almeida. há 1 mês  •  Notícias Geral

Análise de solo

Noticia Câmara aprova suplementação de 1 milhão para adequação do orçamento O Projeto de Lei nº 26/2021 foi aprovado, na noite dessa terça-feira (3), durante a realização da 6ª Sessão Extraordinária da Casa. há 1 mês  •  Notícias Geral

Análise de solo

Noticia Vereadores aprovam dois projetos de Lei durante a 20ª Sessão Ordinária Na ordem do dia o projeto 25/2021 que tem o intuito de permitir a utilização do Transporte Escolar Público por professores e demais servidores do ensino Municipal foi retirado da pauta. há 1 mês  •  Notícias Geral

Análise de solo

Noticia Câmara de Iúna realiza solenidade em homenagem ao dia da Consciência Evangélica A solenidade contou com a presença de pastores e fiéis de diferentes denominações religiosas e autoridades municipais. há 2 meses  •  Notícias Geral

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade