Notícias - Geral

Falta de segurança e infraestrutura em escolas preocupam vereadores

Requerimentos já foram encaminhados ao Executivo. Câmara também analisa compra de terreno para construção de creche

Publicado em 25/07/2014 às 16:47  •  atualizado há 4 dias

Além das obras de médio e grande porte inacabadas, os vereadores de Iúna analisam a situação de algumas unidades de ensino, em especial as escolas Dalila de Castro Rios, na sede, e as dos distritos do Príncipe e Santa Clara. Segundo os parlamentares são as escolas que merecem manutenção e reformas prioritárias por se encontrarem em estado precário de conservação ou por gerarem insegurança para os alunos.

“Estive no Príncipe e fiquei triste porque há um ano fiz uma solicitação pra gradear a escola, que tem uma sala com computador e até hoje não pode ser utilizada porque não tem proteção. Sabemos que na escola tiveram problemas com assalto. Desde agosto do ano passado estou acompanhando o pedido de licitação para compra de grades para instalar nas salas. Também fui à escola Dalila e lá têm ferros expostos onde crianças brincam o tempo todo, entulhos, banheiro com vaso entupido e sem limpeza. As crianças estão sujeitas a isso tudo”, explicou o vereador Rogério Cézar.

De acordo com o vereador Jonildo de Castro Muzi, o processo de licitação para compra das grades está em andamento. “Este processo já passou pelo setor de Compras da Prefeitura e em 20 ou 30 dias haverá a licitação”, informou.

Segundo o vereador João Ribeiro, existe um projeto do Governo para reformar as escolas. “A gente sabe dos problemas da escola Deolinda, que precisam ser feitos com urgência. Há algum tempo recebemos a visita da Comissão de Educação da Assembleia, da Secretaria de Educação, e o governo do Estado se dispôs a fazer um projeto de reforma, que já está encaminhado. Além disso, a secretaria de Educação de Iúna só tem um pedreiro no quadro de pessoal, mas poderiam fazer uma força-tarefa junto a outras secretarias pra resolver isso. Os alunos estão expostos a isso há seis anos. Vamos achar uma solução”, explicou.

Nova creche

Desde a sessão ordinária do dia 18 de julho os vereadores também analisam o projeto de Lei para compra de terreno, no valor de R$ 400 mil, para construção de uma nova creche.

“A administração não tem profissional, nem secretário escolar para atender nas escolas e creches. Quem vai trabalhar nesses locais novos? Temos vários projetos de obras sem terminar, como a creche do Quilombo, atrás do CRAS, e até agora não tem nada concluído. É ótimo a gente ver o município crescendo, mas temos que tomar cuidado com isso”, alertou o vereador Rogério Cézar.

Eescola Dalila de Castro Rios

Normas da educação

Durante as análises das obras de escolas e creches, o vereador Expedito Vieira Filho também solicitou envio de requerimento para a Administração Municipal levantar dados como número de alunos em cada sala de aula, espaço físico das unidades de ensino e outros pontos de infraestrutura de cada escola municipal. O envio do requerimento foi rejeitado pela maioria dos vereadores (por cinco votos a quatro).

De acordo com o vereador proponente e secretário da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara, o relatório serviria para ajudar os parlamentares conferirem se a administração está seguindo as Normas Gerais para a Educação do Sistema Municipal de Iúna.

“Os professores são muito cobrados e temos que saber se a prefeitura está fazendo a parte dela. Em um dos artigos define a metragem e número de alunos por sala. Depois que mandarem os relatórios nós vamos visitar as escolas, ver a estrutura, a segurança e os requisitos e infraestrutura. Só vejo um monte de papel para os professores preencherem, mas não vemos a contrapartida do município”, vereador Expedito Filho.

Segundo o vereador Expedito Filho, a Lei Normas Gerais para a Educação do Sistema Educacional de Iúna foi feita em 2013.

Falta de segurança e infraestrutura em escolas preocupam vereadores

Vereador Expedito Andrade Filho

Campanha de vacinação contra o sarampo

Noticia Primeira etapa da Campanha contra o Sarampo começa na segunda-feira (10) A campanha é seletiva: com público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para crianças de 5 a jovens de 19 anos há 9 meses  •  Notícias - Geral