Feira do Produtor de Iúna completa 30 anos

Anualmente, a Feira movimenta em torno de R$ 1 milhão, com a comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros das 26 barracas

Publicado em 18/10/2016 às 18:21  •  atualizado há 16 horas

A comercialização de produtos da agricultura familiar diretamente para o público consumidor tem endereço certo no município de Iúna: a Feira Livre do Produtor Hortifrutigranjeiro, que reúne 26 barracas e movimenta em torno de R$ 1 milhão, anualmente. Em setembro, a Feira completou 30 anos.

De acordo com o agricultor João de Lima, um dos fundadores da feira, esse espaço foi criado para proporcionar renda extra às famílias. “A maioria dos agricultores de Iúna vive do café. Porém, sabemos que essa cultura tem ‘altos e baixos’. Queríamos ter uma renda extra e começamos a cultivar hortaliças e era necessário ter onde vender. Foi quando decidimos criar a associação para organizar uma feira”, lembrou João.

Como agricultor, João destacou diversas vantagens desses 30 anos de feira livre no município, entre elas, a maior consciência sobre produção de alimentos saudáveis. “A feira abriu a mente dos produtores para trabalhar com hortas, o que ajudou na alimentação da família e do público em geral. Não utilizamos agrotóxicos desde o início desse trabalho. Entregamos um produto fresco e saudável”, avaliou João.

Além disso, o agricultor ponderou que trabalha com sua família, o que significa que a feira é um canal de comercialização que proporciona a geração de emprego e integração familiar. A renda anual de João de Lima gira em torno de R$ 60 mil, sendo que 40% vem da comercialização de produtos na feira.

Desenvolvimento regional

O presidente da feira, José Augusto Mariano, disse que diversos fatores contribuíram para que ela permanecesse durante 30 anos em pleno funcionamento. “Um dos principais fatores que garantiram êxito foi a persistência dos agricultores. Ao longo do processo, muitos feirantes saíram, mas outros permaneceram. A importância econômica da feira para Iúna é outro fator que contribui para o sucesso, pois movimenta muitos recursos para o município”, falou Mariano.

A fim de incentivar a Feire Livre, há 12 anos a Prefeitura de Iúna concedeu o vale-feira no valor de R$ 30,00 mensais aos servidores públicos, para comprar produtos nesse local.

De acordo com o chefe do escritório local do Incaper em Iúna, Matheus Fonseca, a feira é um canal de comercialização de extrema importância para o município, pois incentiva a diversificação da produção e a comercialização direta entre produtores e consumidores.

O extensionista do Incaper João Felipe Brites Senra destacou a atuação do Instituto na organização da feira. “O Incaper contribui com a feira livre de Iúna desde sua origem, incentivando a organização social dos agricultores e a diversificação da produção, além da produção sustentável. Mais de 100 pessoas são envolvidas semanalmente na organização da feira e o impacto econômico anual é em torno de R$ 1 milhão”, relatou João.

Consumidores satisfeitos

Se por um lado a feira proporciona ampliação de renda para o agricultor, também possibilita vantagens para o consumidor. “Sempre sou bem atendido na feira. Para nós, é um privilégio adquirir produtos que vêm direto da roça. Compro verduras, legumes, queijo. É melhor comprar aqui do que no supermercado”, falou o pastor evangélico Margarino Celestino de Medeiros.

A servidora da Prefeitura Municipal de Irupi Eliane Ramos compra na feira toda semana. “Compro legumes e frutas frescas. A gente sabe que o produto que eles trazem é de qualidade”, falou.

A Feira Livre ocorre às sextas-feiras, a partir das 16h, na Rua Galaor João Rios. Praça do Ginásio de Esportes, no Centro de Iúna.

Fonte: Incaper

Feira do Produtor de Iúna completa 30 anos

Feira do Produtor Rural

Noticia 14ª Sessão Ordinária de Iúna aconteceu nesta segunda (19) Foram apreciados projetos e requerimentos durante o expediente do dia. há 9 meses  •  Notícias - Geral