Notícias - Geral

Transporte para estudantes e para pacientes em tratamento de saúde: parlamentares denunciam falhas nos serviços

O transporte de estudantes da zona rural ainda está deficitário. Vereadores também encaminharão denúncia ao MP sobre falta do serviço de deslocamento de um paciente da Serrinha e de estudante da Apae

star70

Publicado em 01/10/2019 as 20:55  •  atualizado há 6 horas

São constantes os discursos e requerimentos dos parlamentares da Câmara de Iúna que solicitam melhorias na gestão municipal dos serviços de transporte a estudantes e a pacientes em tratamento médico.

Mesmo após a nova contratação dos serviços de transporte para estudantes da zona rural, são muitas as denúncias de que jovens estão ficando sem ir às aulas porque os ônibus estão lotados.

“Ainda tem aluno que mora próximo ao Lar dos Velhinhos que não está conseguindo entrar no transporte escolar, pois os veículos estão lotados. Esperamos que essa situação se resolva logo”, comentou o vereador José Marcos de Moraes.

“Este ano nossos alunos ficaram muitas semanas sem aulas por causa da falta  do serviço de transporte. Eles ainda estão muito prejudicados”, avaliou a vereadora Maria Miguelina.

Os parlamentares comentaram ainda que a nova modalidade de contratação dos serviços de transporte gerou mudanças nas rotas entre as residências e as escolas.

“É triste ver que os ônibus estão passando nas vias principais do município e que alguns alunos não poderão se atendidos porque moram a mais de um quilômetro da rota principal. Não adianta eu economizar recursos e colocar vidas em risco, porque muitas crianças caminham sozinhas”, disse o vereador Rogério Cézar.

O vereador Arilson Ferreira também esclareceu: “Temos que deixar bem claro que a empresa de transporte não está deixando alunos para trás, mas sim cumprindo o que o sistema exige. Temos que chegar a consenso sobre quem é o responsável agora”, ponderou.

Transporte especial

No último mês, os vereadores também apontaram outro problema: uma aluna da Apae, com dificuldade de locomoção, não está recebendo o benefício do transporte gratuito de casa para a instituição.

“A aluna da Apae é idosa e a van não a está buscando em casa. Já solicitei o serviço várias vezes, mas os responsáveis pelo transporte dizem que precisam fazer economia. É incrível o que está acontecendo nesse governo... é uma falta de humanidade!”, afirmou o vereador Paulo Henrique Leocádio da Silva.

Saúde

O vereador José Marcos de Moraes, no início de setembro, reforçou o requerimento de transporte a um paciente em tratamento de hemodiálise, morador da Serrinha, que também não é contemplado pelo serviço, de sua residência ao local em que recebe tratamento, mesmo tendo direito ao serviço.

“A situação do transporte de paciente em tratamento de hemodiálise ainda não foi resolvido, mas eu vejo carro “rodando” para cima e para baixo, transportando servidores. Há mais de um mês eu fiz essa solicitação e o coordenador de transporte do município disse que resolveria, mas até agora, sem providências”, reforçou o parlamentar.

“O governo está deixando de investir na saúde e na educação, dizendo que é para economizar, mas onde está o dinheiro se também está faltando recurso para pagar a folha de pessoal. Cadê a economia? Cadê o planejamento?”, questionou o vereador Adriano Ornelas.

Denúncia ao MP

“Como membro da Comissão de Educação, sugiro que possamos fazer uma visita ao aluno da Apae para produzirmos um relatório para encaminharmos ao Ministério Público. Essa situação é inadmissível. A Lei exige que haja transporte para esse tipo de aluno, nessa condição. O mesmo vale para o paciente em tratamento”, analisou o vereador Emmanuel Garcia.

Transporte escolar

Alunos ainda estão sem transporte escolar em Iúna

Noticia Sem planejamento para nova contratação, serviço de transporte escolar volta a preocupar os parlamentares de Iúna Vereadores afirmam que ainda não há andamento do processo de contratação do serviço para o ano letivo de 2020 e solicitam reunião com gestores responsáveis há 10 dias  •  Notícias - Geral

Alunos ainda estão sem transporte escolar em Iúna