Notícias - Geral

Aprovado bônus assiduidade para professores municipais de Iúna

star554

Publicado em 02/12/2019 as 19:21  •  atualizado há 3 horas

Após meses de análises, discussões em Audiência Pública e debates, os vereadores de Iúna aprovaram no início de novembro, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 13/2019, que modifica o Estatuto e o Plano de cargos, carreira e remuneração dos profissionais da Educação pública municipal, com várias emendas. A concessão do bônus assiduidade esteve entre os pontos de discussão, uma vez que no projeto enviado pelo Executivo à Câmara constava apenas os professores efetivos como favorecidos.

O projeto de Lei Complementar original apresentava ainda alterações polêmicas, como a retirada das classes 1, 2 e 3 (referentes aos profissionais de nível médio), o que impactaria no salário básico da categoria, em comparação ao piso nacional do magistério.

Após análises, os parlamentares elaboraram e aprovaram emendas supressivas, ou seja, retirando tais alterações até que o assunto volte à pauta de discussões entre a administração pública e os profissionais envolvidos.

De acordo com o projeto e com a emenda aprovados pela Câmara, serão beneficiários do bônus assiduidade os professores e técnicos pedagógicos que não apresentarem faltas, licenças, afastamentos, chegadas tardias e nem saídas antecipadas, justificados ou não será concedido o bônus assiduidade.

Para cada ocorrência descrita acima, será aplicado um desconto de 5% no valor máximo do bônus, que será calculado mensalmente de fevereiro a dezembro e será pago em parcela única na folha de pagamento de janeiro do ano seguinte à aferição.

Para professores com carga horária de 25 horas, o bônus será de R$ 700, podendo chegar a R$ 988,00 (para carga horária de 35 a 40h semanais).

Bônus assiduidade

Os vereadores analisaram a concessão do bônus a todos os professores da rede municipal de ensino.

“Pelo que entendemos do anexo do projeto, tudo está sendo discutido com os professores. Entendemos que o bônus deveria ser pago não apenas para o professor concursado, mas também para os DT’s (temporários)”, explicou o vereador Everaldo Pereira Sales.

“O parecer da procuradoria e da controladoria foi de que se trata de uma emenda legal e constitucional. Assim, por que o profissional em designação temporária não poderia ter o mesmo benefício?”, questionou o vereador Emmanuel Garcia Amorim.

O vereador Darlan Silva Barglini reforçou: “Na Audiência Pública eu disse que só votaria favorável se houvesse as emendas, porque o projeto como estava antes configurava um massacre aos professores”.

Os vereadores Júlio Maria Oliveira e Adriano Ornelas reforçaram a justificativa pela votação favorável à emenda que garante o bônus-assiduidade para todos os professores.

“Por que só os efetivos deveriam receber o bônus, se o DT também responde como funcionário público”, vereador Júlio Maria Oliveira.

“Nada mais merecido para os profissionais da educação, tanto os efetivos quanto os DT’s, do que esse bônus”, reforçou o vereador Adriano Ornelas.

“Na Audiência Pública que realizamos aqui na Câmara, a vontade é de que todos os professores fossem beneficiados, por isso elaboramos e aprovamos a emenda”, avaliou o vereador Paulo Henrique Leocádio da Silva.

Aprovado bônus assiduidade para professores municipais de Iúna

Professores de Iúna receberão adicional de assiduidade

Alunos ainda estão sem transporte escolar em Iúna

Noticia Sem planejamento para nova contratação, serviço de transporte escolar volta a preocupar os parlamentares de Iúna Vereadores afirmam que ainda não há andamento do processo de contratação do serviço para o ano letivo de 2020 e solicitam reunião com gestores responsáveis há 1 mês  •  Notícias - Geral