Parlamentares aprovam Nota de Repúdio contra tabelião de Iúna por ofensas aos moradores do bairro Quilombo

“O Poder Legislativo ratifica a posição absolutamente contrária a todas as manifestações de preconceito que diferenciem e que contenham elementos de segregação e desqualificação de seres humanos”, destacou a nota

Por Jaqueline Araújo, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 10/12/2020 às 14:30  •  atualizado há 1 dia

Desrespeito, descontentamento com o resultado eleitoral e atitudes preconceituosas contra moradores do bairro Quilombo acabaram gerando muita revolta e discussão. Um oficial de Registro Civil da cidade gerou indignação na população, após a divulgação de vídeo com conteúdo ofensivo nas redes sociais. Vereadores da Câmara de Iúna aprovaram uma Nota de Repúdio pedindo respeito aos moradores do município, durante sessão ordinária do dia 8/12. A nota foi aprovada com apenas um voto contrário do vereador Everaldo Pereira Sales.

A Nota destacou: “Há limites até para sordidez. Repudiamos o desrespeito no plano pessoal, a intolerância inadmissível no plano na disputa política democrática e a violação de todas as regras elementares do debate plural e civilizado de ideias e ideais, utilizando para tanto, no presente caso, palavras ofensivas que denotam, de forma inequívoca preconceito social. O poder Legislativo Municipal ratifica posição absolutamente contrária a todas as manifestações de preconceito e discriminação, sejam elas de classe social, homofóbica, racismo, de religiosidade ou de quaisquer outras que diferenciem e que possam ser utilizadas como elementos de segregação e desqualificação de seres humanos”.

O vereador Darlan Barglini, após aprovação da Nota de Repúdio, solicitou que seja encaminhado à Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo, um ofício para apuração de uma possível infração disciplinar pelo representado. “Peço aqui a todas as pessoas que tenham em mãos, alguma postagem desse Tabelião, que encaminhe para a Câmara, para que possamos juntar esse material e encaminhar à Corregedoria-Geral da Justiça”, solicitou o vereador aos cidadãos de Iúna, durante a reunião.

O vereador Adriano Salviete também pediu ao presidente da Câmara que a nota de repúdio seja amplamente divulgada. “Presidente, solicito a esta casa, conforme a possiblidade, que esse Voto de Repúdio seja publicado nas grandes mídias, jornais e, se possível, no diário oficial, para que as pessoas acompanhem os resultados dessa ação lamentável”, disse o vereador.

Confira o que os vereadores ainda destacaram sobre o assunto:

Vereador Emmanuel Garcia de Amorim: “Quando a gente generaliza uma afirmação, incluímos todo mundo. Quando este senhor cita que o povo do Quilombo não tem direito de cobrar melhorias pelo seu bairro, mesmo elas exercendo o seu papel democrático, ele está, sim, julgando todos os moradores honestos que exerceram a sua cidadania. Não se pode generalizar e falar que um bairro como o Quilombo é bandido e que vendeu o seu voto. Isso é uma injustiça, usou palavras cruéis contra uma comunidade simples e humilde, mas que são pessoas de caráter”, disse o vereador.

Vereador Everaldo Pereira Sales: “Diante de tantas discussões, dúvidas, sobre essa eleição, eu acredito que: devemos confiar no poder Judiciário. As eleições já acabaram e cabe a Justiça julgar o que foi justo ou não”.

José Marcos de Moraes: “Já perdi uma eleição e não saí, por aí, ofendendo os cidadãos. Mas, preferem ofender as pessoas, a simplicidade, como os moradores do bairro Quilombo, do que aceitarem que o povo não estava satisfeito e exerceram a sua cidadania votando com honestidade”.

Paulinho da Tôca:“Têm dois anos que começaram a obra do postinho de Saúde, e segue sem terminar, temos a creche sem terminar, entre tantas outras obras que não foram feitas e a população, consciente, buscou pela renovação. Acabou a eleição e vamos torcer para que o novo prefeito faça um bom governo. Daqui há quatro anos teremos novas eleições e os cidadãos podem fazer, novamente, suas escolhas”.

Júlio Maria de Oliveira: “Não adianta ofender ninguém, principalmente um bairro como o Quilombo. As eleições acabaram e ponto. Os interesses de alguns são tão grandes, para se beneficiar com bens públicos, que as pessoas desesperam e o jogo de interesses está aí, levando as pessoas há ações vergonhosas diante da sociedade”.

No link abaixo confira a Nota de Repúdio na íntegra.

Nota de Repúdio

Vereadores durante sessão da Câmara

Análise de solo

Noticia Projeto garante menores taxas de serviço de análise de solo para agricultores contribuintes Câmara aprovou projeto que garante ao agricultor usufruir de até 10 laudos por ano, a uma taxa base de 3VRTEs (aproximadamente R$ 3,6) há 1 dia  •  Notícias Geral