Parlamentares aprovam Nota de Repúdio contra tabelião de Iúna por ofensas aos moradores do bairro Quilombo
“O Poder Legislativo ratifica a posição absolutamente contrária a todas as manifestações de preconceito que diferenciem e que contenham elementos de segregação e desqualificação de seres humanos”, destacou a nota
Por Jaqueline Araújo, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 10/12/2020 às 14:30 • atualizado há 2 dias
Desrespeito, descontentamento com o resultado eleitoral e atitudes preconceituosas contra moradores do bairro Quilombo acabaram gerando muita revolta e discussão. Um oficial de Registro Civil da cidade gerou indignação na população, após a divulgação de vídeo com conteúdo ofensivo nas redes sociais. Vereadores da Câmara de Iúna aprovaram uma Nota de Repúdio pedindo respeito aos moradores do município, durante sessão ordinária do dia 8/12. A nota foi aprovada com apenas um voto contrário do vereador Everaldo Pereira Sales.
A Nota destacou: “Há limites até para sordidez. Repudiamos o desrespeito no plano pessoal, a intolerância inadmissível no plano na disputa política democrática e a violação de todas as regras elementares do debate plural e civilizado de ideias e ideais, utilizando para tanto, no presente caso, palavras ofensivas que denotam, de forma inequívoca preconceito social. O poder Legislativo Municipal ratifica posição absolutamente contrária a todas as manifestações de preconceito e discriminação, sejam elas de classe social, homofóbica, racismo, de religiosidade ou de quaisquer outras que diferenciem e que possam ser utilizadas como elementos de segregação e desqualificação de seres humanos”.
O vereador Darlan Barglini, após aprovação da Nota de Repúdio, solicitou que seja encaminhado à Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo, um ofício para apuração de uma possível infração disciplinar pelo representado. “Peço aqui a todas as pessoas que tenham em mãos, alguma postagem desse Tabelião, que encaminhe para a Câmara, para que possamos juntar esse material e encaminhar à Corregedoria-Geral da Justiça”, solicitou o vereador aos cidadãos de Iúna, durante a reunião.
O vereador Adriano Salviete também pediu ao presidente da Câmara que a nota de repúdio seja amplamente divulgada. “Presidente, solicito a esta casa, conforme a possiblidade, que esse Voto de Repúdio seja publicado nas grandes mídias, jornais e, se possível, no diário oficial, para que as pessoas acompanhem os resultados dessa ação lamentável”, disse o vereador.
Confira o que os vereadores ainda destacaram sobre o assunto:
Vereador Emmanuel Garcia de Amorim: “Quando a gente generaliza uma afirmação, incluímos todo mundo. Quando este senhor cita que o povo do Quilombo não tem direito de cobrar melhorias pelo seu bairro, mesmo elas exercendo o seu papel democrático, ele está, sim, julgando todos os moradores honestos que exerceram a sua cidadania. Não se pode generalizar e falar que um bairro como o Quilombo é bandido e que vendeu o seu voto. Isso é uma injustiça, usou palavras cruéis contra uma comunidade simples e humilde, mas que são pessoas de caráter”, disse o vereador.
Vereador Everaldo Pereira Sales: “Diante de tantas discussões, dúvidas, sobre essa eleição, eu acredito que: devemos confiar no poder Judiciário. As eleições já acabaram e cabe a Justiça julgar o que foi justo ou não”.
José Marcos de Moraes: “Já perdi uma eleição e não saí, por aí, ofendendo os cidadãos. Mas, preferem ofender as pessoas, a simplicidade, como os moradores do bairro Quilombo, do que aceitarem que o povo não estava satisfeito e exerceram a sua cidadania votando com honestidade”.
Paulinho da Tôca:“Têm dois anos que começaram a obra do postinho de Saúde, e segue sem terminar, temos a creche sem terminar, entre tantas outras obras que não foram feitas e a população, consciente, buscou pela renovação. Acabou a eleição e vamos torcer para que o novo prefeito faça um bom governo. Daqui há quatro anos teremos novas eleições e os cidadãos podem fazer, novamente, suas escolhas”.
Júlio Maria de Oliveira: “Não adianta ofender ninguém, principalmente um bairro como o Quilombo. As eleições acabaram e ponto. Os interesses de alguns são tão grandes, para se beneficiar com bens públicos, que as pessoas desesperam e o jogo de interesses está aí, levando as pessoas há ações vergonhosas diante da sociedade”.
No link abaixo confira a Nota de Repúdio na íntegra.
Vídeo
Fotos

Vereadores durante sessão da Câmara
https://camaraiuna.es.gov.br/noticia/2020/12/parlamentares-aprovam-nota-de-repudio-contra-tabeliao-de-iuna-por-ofensas-aos-moradores-do-bairro-quilombo.html
Publicações relacionadas

Noticia Câmara aprova contas do ex-prefeito Welinton Virgílio de 2019 há 7 dias • Notícias Geral

Galeria 5ª Sessão Ordinária de 2023 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 11 dias • Notícias Geral

Noticia CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER há 18 dias • Notícias Geral

Galeria Sessão Solene – Homenagem ao Dia Internacional da Mulher Galeria de fotos da Sessão Solene. há 19 dias • Notícias Geral

Galeria 4ª Sessão Ordinária de 2023 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 19 dias • Notícias Geral

Noticia Dia Internacional da Mulher há 20 dias • Notícias Geral

Noticia Vereadores aprovam revisão geral anual do Poder Legislativo há 22 dias • Notícias Geral

Galeria 3ª Sessão Ordinária de 2023 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 27 dias • Notícias Geral

Noticia Enquete: queremos saber a sua opinião! há 28 dias • Notícias Geral

Noticia Vereadores aprovam revisão geral anual dos servidores públicos há 30 dias • Notícias Geral