Notícias - Geral

Secretários participam de sabatina com vereadores

Iniciativa visa esclarecer pontos polêmicos sobre atendimento de requerimentos e prestação de serviços

729

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 19/05/2014 às 16:06  •  atualizado há 7 dias

Seguindo a agenda de convocação dos secretários municipais para participação na Tribuna Livre, seguida de sabatina com os vereadores, as sessões ordinárias dos dias 28 de abril, e 08 e 16 de maio tiveram a presença dos secretários de Assistência e Desenvolvimento Social, Renaldo Martins, de Interior e Transporte, Cleverson Miranda, e de Gestão, Jennifer Bonfante, que discursaram sobre as ações realizadas pelas respectivas pastas, tiraram dúvidas dos parlamentares e esclareceram os gargalos na prestação de serviços para a população.

Responsável pela Gestão Municipal, a secretária Jennifer Bonfante traçou um panorama das ações realizadas pela atual administração nos últimos meses e esclareceu pontos polêmicos, como as mudanças com a nova estrutura de cargos e secretarias e sobre a determinação do Tribunal de Contas do Estado, suspendendo a licitação para a compra de alimentos pela Prefeitura de Iúna por considerar que houve direcionamento no pregão para o registro de preços, devido a exigência de apresentação prévia de amostras de produtos por parte dos licitantes.

“Após um ano e meio de governo, vimos que as demandas são intensas na secretaria de gestão, no setor de compras. A nova estrutura prevê a padronização das compras, e colocando mais gente no setor vamos acelerar o processo. A ideia é equiparar o processo de licitação em 45 dias”, explicou Jennifer.

Quanto à suspensão da licitação de compras de alimentos pelo TC-ES, a secretária informou que a prática é rotineira. “Solicitamos amostra prévia de cada fornecedor. Temos um problema sério de fornecedores que não atendem ao que foi licitado. O pedido de amostra foi para garantir a qualidade da merenda”, justificou. 

Casas populares sem rede de esgoto e iluminação

Durante sua participação, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Renaldo Martins, explicou sobre as atividades desenvolvidas na secretaria, o que funciona no CRAS e quais projetos estão em andamento.

“O CRAS é o cérebro da secretaria, onde são geridos o Cadúnico, o NIS e o Bolsa Família, que é um programa temporário, assim como a cesta básica e o aluguel social, oferecido até as pessoas se reestruturarem. Além disso, desenvolvemos trabalhos de assessoria jurídica, ações com crianças e jovens pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos, e para as pessoas da terceira idade, com o Centro Multiuso”, explicou o secretário. Renaldo informou ainda que terão início nos próximos dias os cursos gratuitos de mecânica de moto, padeiro e confeiteiro e modelagem de roupas, para pessoas inscritas no Cadúnico.

Os vereadores questionaram sobre concurso para profissionais, cuidados com andarilhos, auxílios para pessoas que trabalham exclusivamente na colheita do café e sobre a conclusão das obras das casas populares. Renaldo informou que já solicitou abertura de vagas em concurso para assistente social e psicólogo para criação de um centro de proteção social especial, para dependentes químicos e andarilhos, que ainda não tem local de referência no município.

“Já as casas populares foram construídas e o problema é que o entorno não tem infraestrutura, como rede de esgoto e iluminação. Estamos correndo atrás disso para concluir”. Sobre o auxílio para boias-frias que só trabalham durante a colheita do café, o secretário explicou que ainda não existe programa para esse fim. “São trabalhos peculiares, que ainda não têm programa específico. Podemos oferecer cursos para esses trabalhadores no período em que não estão na colheita”, sugeriu Renaldo Martins.

Interior e transporte: faltam máquinas e operadores

Durante sua participação na Tribuna Livre, seguida de sabatina, o secretário de Interior e Transporte de Iúna, Cleverson Miranda, o Quéim, informou que atualmente a secretaria está deficiente em máquinas patrol e operadores. Segundo o secretário, o município conta com 03 motoniveladoras, 01 pá carregadeira, 01 escavadeira, 02 retroescavadeiras e 03 caminhões compressores. O principal gargalo é relacionado à mão de obra.

“Para resolver a situação precisaríamos de 05 operadores, no mínimo. Hoje temos 04 operadores afastados por motivo de doença. As máquinas novas estão chegando e nossos servidores aposentando. Temos serviços pendentes em algumas regiões do município. Também precisamos de patrol”, contou.

Os principais assuntos levantados pelos vereadores foram relativos aos gastos da ordem R$ 600 mil com o decreto de emergência para recuperar estradas após as chuvas de dezembro e sobre a demora em comprar materiais para melhorar as vias rurais.

“Foram vários pontos de emergência após as chuvas e precisávamos definir as prioridades. Onde as máquinas passaram nós registramos e colhemos assinaturas dos moradores, ou seja, essas horas/máquinas contratadas foram usadas”, explicou o secretário.

“Também vamos tentar recuperar os trabalhos do Príncipe e de Rio Claro. Nos próximos meses vamos trabalhar em Terra Corrida, Trindade e Serrinha”, prometeu Cleverson.

A secretária informou ainda que, atualmente, todas as licitações são gravadas em vídeo e disponibilizadas pelo portal da Prefeitura, e que 90% das compras são por meio de licitação. “Também criamos o econômetro, que mostra o que foi economizado nas licitações como resultado das disputas dos fornecedores, do empenho do setor de compras e do pregoeiro”, informou Jennifer Bonfante.

Fotos

Secretários participam de sabatina com vereadores

Os secretários municipais Renaldo Martins, Jennifer Bonfante e Cleverson Miranda atenderam à convocação da Câmara para sabatina com vereadores.

https://camaraiuna.es.gov.br/noticia/2014/05/secretarios-participam-de-sabatina-com-vereadores.html

Publicações relacionadas

Campanha de vacinação contra o sarampo

Noticia Primeira etapa da Campanha contra o Sarampo começa na segunda-feira (10) A campanha é seletiva: com público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para crianças de 5 a jovens de 19 anos há 7 meses  •  Notícias - Geral

Campanha de vacinação contra o sarampo

Noticia Vereadores solicitam da gestão municipal relatório sobre uso de veículos públicos fora do horário de expediente Parlamentares denunciam casos de condução de carros da administração sendo usados para fins particulares há 7 meses  •  Notícias - Geral

Campanha de vacinação contra o sarampo

Noticia Novas cobranças sobre as obras da Cesan Ruas do Centro de Iúna e de inúmeros bairros com tráfego intenso ficaram esburacadas após obras da empresa prestadora de serviços há 7 meses  •  Notícias - Geral

Campanha de vacinação contra o sarampo

Noticia Vereadores parabenizam professor premiado por desenvolver projeto de fossa ecológica Professor de história da EMEF Elza de Castro Scardini, em Iúna, Victor Silva Salaroli do Nascimento, conquistou a primeira colocação na categoria experiência pedagógica do Programa Agrinho há 7 meses  •  Notícias - Geral

Campanha de vacinação contra o sarampo

Noticia Aulas em escolas públicas de Iúna começarão no dia 10 de fevereiro O início do ano letivo nas escolas das redes estadual e municipal foram adiadas. Muitas estradas foram prejudicadas com quedas de barreiras, dificultando a logística do transporte de estudantes há 7 meses  •  Notícias - Geral

Campanha de vacinação contra o sarampo

Noticia Prazo para eleitor regularizar título termina em maio Quem não estiver em dia com documento, não poderá votar nas eleições há 8 meses  •  Notícias - Geral

Campanha de vacinação contra o sarampo

Noticia Sem planejamento para nova contratação, serviço de transporte escolar volta a preocupar os parlamentares de Iúna Vereadores afirmam que ainda não há andamento do processo de contratação do serviço para o ano letivo de 2020 e solicitam reunião com gestores responsáveis há 9 meses  •  Notícias - Geral

Campanha de vacinação contra o sarampo

Noticia Parlamentares fiscalizarão pátio de veículos da administração municipal Ação visa realizar um levantamento no número da frota de veículos públicos, assim como avaliar a situação de funcionamento de cada automóvel, van, ônibus, caminhão e trator há 9 meses  •  Notícias - Geral

Campanha de vacinação contra o sarampo

Noticia Aprovado bônus assiduidade para professores municipais de Iúna Vereadores também inseriram emenda ao Projeto de Lei Complementar que modifica o Estatuto e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação e concede bônus aos professores há 9 meses  •  Notícias - Geral

Campanha de vacinação contra o sarampo

Noticia Saúde: campanha busca imunizar mais de 9 milhões de jovens contra o sarampo Foco da 2ª fase da campanha, que vai até o dia 30 de novembro, é a população com idade entre 20 e 29 anos há 10 meses  •  Notícias - Geral

Aguarde, enviando dados!

clear