Superlotação no transporte escolar

Parlamentares indicam falta de programação do Poder Executivo e solicitam correção das rotas e número de veículos com urgência

Publicado em 02/04/2019 às 18:31  •  atualizado há 10 horas

Estudantes sem ter como chegar à escola, crianças aguardando transporte escolar por horas em creche e ônibus superlotados. Diante dessas situações expostas por pais de alunos da rede pública de ensino, os vereadores de Iúna discursaram sobre as inúmeras reclamações e fizeram solicitações ao Poder Executivo: ampliar a frota de veículos, melhorar o planejamento das rotas e criar cargos de motoristas.

De acordo com o vereador Rogério Cézar, a superlotação do transporte escolar acontece devido a um erro da programação deste ano. “A programação do transporte escolar foi feito com base no ano passado, quando tinham turmas à tarde. A escola do Estado funcionava só à tarde, mas este ano também tem turma de manhã e essa listagem não foi passada à secretaria”, explicou.

O parlamentar sugeriu: “Temos três ônibus parados. É preciso fazer um concurso ou processo seletivo para motorista o mais rápido possível. O município não é obrigado a transportar alunos que residem a menos de três quilômetros da escola, mas a secretaria negociou que todos fossem incluídos”, comentou o vereador Rogério Cézar.

Já o vereador Arilson Ferreira alertou que existem crianças que não estão conseguindo ir à escola, porque os ônibus já passam lotados no ponto.

“Está um descaso no Córrego da Figueira. Uns dias os meninos estudam, outros dias não. Fui procurado pelos pais para saber por que não tem regularidade para levar os alunos e explicaram que, quando preenche o número de alunos no ônibus, os que estão nos pontos mais à frente ficam para trás, não vão para a escola. A culpa não é da empresa, que segue a legislação, mas da organização do município, porque essa superlotação precisa ser resolvida”, solicitou o parlamentear.

O serviço de transporte escolar também é um problema em Pequiá, segundo o vereador Júlio Maria Oliveira. “Na creche municipal, que termina às 16h, as crianças têm que ficar esperando transporte até às 17h30. Os pais ficam preocupados”, explicou.

Verba para o transporte

Para o vereador Paulo Henrique Leocádio da Silva, cabe ao Poder Executivo solicitar mais recursos para investir na ampliação do serviço de transporte escolar. “O Estado manda dinheiro por meio de convênio para ser investido no transporte escolar. O prefeito poderia solicitar uma verba maior, porque o recurso não está dando para suprir isso. O que não pode acontecer é os alunos ficarem sem transporte”, alertou.

Superlotação no transporte escolar

Transporte escolar em pauta

Galeria 02ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 7 dias  •  Notícias Geral

Noticia Vereadores se reúnem nesta segunda para mais uma Sessão Ordinária A sessão terá início às 19h com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara Municipal. há 7 dias  •  Notícias Geral