Vereadores rejeitam projetos que aumentariam impostos municipais
De acordo com os parlamentares, os projetos apresentavam aumentos superiores a 50% aos praticados nas tarifas atuais e criavam outros tributos
Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 10/01/2018 às 18:52 • atualizado há 11 horas
O aumento de tarifas municipais e a criação de novo tributo foram temas de discussões e análises dos vereadores que rejeitaram o projeto de Lei complementar para alteração do código tributário de Iúna. O projeto, apresentado pelo Poder Executivo, aumentaria em mais de 50% algumas das tarifas.
Por considerarem os aumentos dos tributos muito superiores, os vereadores analisaram o projeto e ouviram as queixas dos empresários e contadores do município.
D acordo com a proposta, o ITBI, por exemplo, passaria dos atuais 2% para 3% sobre o valor venal do imóvel e o ISS passaria de 3% para 5%. Já a tarifa de iluminação pública passaria a ser medida de acordo com a metragem linear da fachada dos imóveis (e atualizada anualmente).
Além disso, no mesmo projeto, seria criada a taxa de coleta de lixo, a ser cobrada de acordo com o tamanho do imóvel edificado.
O que disseram aos vereadores:
“No momento em que estamos passando, mais imposto para o cidadão? Não é momento para isso! Esse projeto precisa ser mais discutido, para termos clareza sobre como foram criadas e como o cidadão irá pagar essas tarifas”, comentou o vereador Darlan Barglini.
“Não vamos aprovar aumento de impostos neste momento. Sei que o município precisa acertar essa questão de aumento de arrecadação, mas com a participação da população. Um comércio de 30 metros quadrados pagaria menos imposto que uma residência com dois moradores. Precisamos mesmo discutir isso com clareza”, pontuou o vereador Paulo Henrique Leocádio.
“Por tudo o que o município vem passando, é necessária uma reforma tributária. Nós temos que agir com muita responsabilidade e cautela nesta questão. Aprovamos projetos que geram despesas, mas não aprovamos receita para o município. Entendo que há necessidade, porém os projetos estão vindo para deixar dúvidas de como o cidadão fará o pagamento desses impostos, com em uma mesma rua moradores pagarem impostos diferentes”, comentou o vereador Emmanuel Garcia.
“E a questão do reajuste anual dos funcionários públicos não chega projeto para votarmos. Mais taxas para todos pagarmos e sem um estudo bem definido sobre isso”, disse o vereador Adriano Ornelas.
“É preciso fazer esse estudo no município. Com uma semana é impossível estudarmos um projeto tão sério e que vai interferir na vida de todos os moradores do município”, avaliou o vereador Everaldo Sales.
“Eu não gostaria de dar esse presente para os cidadãos. Basta fazer a avaliação de venda correta do imóvel e depois ajustar esses valores”, sugeriu o vereador Júlio Maria de Oliveira.
“Agora, acho um presente amargo para os iunenses. Precisa ser feita essa correção das tarifas”, comentou o vereador João Elias Colombo Horsth.
Fotos

Sessão plenária
https://camaraiuna.es.gov.br/noticia/2018/01/vereadores-rejeitam-projetos-que-aumentariam-impostos-municipais.html
Publicações relacionadas

Galeria 6ª Sessão Ordinária de 2023 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 4 dias • Notícias Geral

Noticia Câmara aprova contas do ex-prefeito Welinton Virgílio de 2019 há 12 dias • Notícias Geral

Galeria 5ª Sessão Ordinária de 2023 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 16 dias • Notícias Geral

Noticia CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER há 23 dias • Notícias Geral

Galeria Sessão Solene – Homenagem ao Dia Internacional da Mulher Galeria de fotos da Sessão Solene. há 24 dias • Notícias Geral

Galeria 4ª Sessão Ordinária de 2023 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 24 dias • Notícias Geral

Noticia Dia Internacional da Mulher há 25 dias • Notícias Geral

Noticia Vereadores aprovam revisão geral anual do Poder Legislativo há 27 dias • Notícias Geral

Galeria 3ª Sessão Ordinária de 2023 Galeria de fotos da Sessão Plenária há 1 mês • Notícias Geral

Noticia Enquete: queremos saber a sua opinião! há 1 mês • Notícias Geral