Notícias Geral

Vereadores rejeitam projetos que aumentariam impostos municipais

De acordo com os parlamentares, os projetos apresentavam aumentos superiores a 50% aos praticados nas tarifas atuais e criavam outros tributos

2.161

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 10/01/2018 às 18:52  •  atualizado há 1 dia

O aumento de tarifas municipais e a criação de novo tributo foram temas de discussões e análises dos vereadores que rejeitaram o projeto de Lei complementar para alteração do código tributário de Iúna. O projeto, apresentado pelo Poder Executivo, aumentaria em mais de 50% algumas das tarifas.

Por considerarem os aumentos dos tributos muito superiores, os vereadores analisaram o projeto e ouviram as queixas dos empresários e contadores do município.

D acordo com a proposta, o ITBI, por exemplo, passaria dos atuais 2% para 3% sobre o valor venal do imóvel e o ISS passaria de 3% para 5%. Já a tarifa de iluminação pública passaria a ser medida de acordo com a metragem linear da fachada dos imóveis (e atualizada anualmente).

Além disso, no mesmo projeto, seria criada a taxa de coleta de lixo, a ser cobrada de acordo com o tamanho do imóvel edificado.

O que disseram aos vereadores:

“No momento em que estamos passando, mais imposto para o cidadão? Não é momento para isso! Esse projeto precisa ser mais discutido, para termos clareza sobre como foram criadas e como o cidadão irá pagar essas tarifas”, comentou o vereador Darlan Barglini.

“Não vamos aprovar aumento de impostos neste momento. Sei que o município precisa acertar essa questão de aumento de arrecadação, mas com a participação da população. Um comércio de 30 metros quadrados pagaria menos imposto que uma residência com dois moradores. Precisamos mesmo discutir isso com clareza”, pontuou o vereador Paulo Henrique Leocádio.

“Por tudo o que o município vem passando, é necessária uma reforma tributária. Nós temos que agir com muita responsabilidade e cautela nesta questão. Aprovamos projetos que geram despesas, mas não aprovamos receita para o município. Entendo que há necessidade, porém os projetos estão vindo para deixar dúvidas de como o cidadão fará o pagamento desses impostos, com em uma mesma rua moradores pagarem impostos diferentes”, comentou o vereador Emmanuel Garcia.

“E a questão do reajuste anual dos funcionários públicos não chega projeto para votarmos. Mais taxas para todos pagarmos e sem um estudo bem definido sobre isso”, disse o vereador Adriano Ornelas.

“É preciso fazer esse estudo no município. Com uma semana é impossível estudarmos um projeto tão sério e que vai interferir na vida de todos os moradores do município”, avaliou o vereador Everaldo Sales.

“Eu não gostaria de dar esse presente para os cidadãos. Basta fazer a avaliação de venda correta do imóvel e depois ajustar esses valores”, sugeriu o vereador Júlio Maria de Oliveira.

“Agora, acho um presente amargo para os iunenses. Precisa ser feita essa correção das tarifas”, comentou o vereador João Elias Colombo Horsth.

Fotos

Vereadores rejeitam projetos que aumentariam impostos municipais

Sessão plenária

https://camaraiuna.es.gov.br/noticia/2018/01/vereadores-rejeitam-projetos-que-aumentariam-impostos-municipais.html

Publicações relacionadas

Noticia Dia Internacional da Mulher: conquistas, reflexões e lutas contínuas Que o Dia Internacional da Mulher seja um lembrete diário da força, coragem e resiliência que cada mulher carrega em si. há 1 dia  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal convoca vereadores para 4ª Sessão Ordinária A população pode acompanhar a sessão presencialmente no plenário, on-line através do YouTube da Câmara Municipal ou pela Rádio Mania FM 95,5. há 4 dias  •  Notícias Geral

Noticia Vereadores de Iúna aprovam moções de aplausos e de pesar, incluindo tragédias em MG Sem projetos em pauta nesta quinta-feira (26), vereadores homenagearam personalidades locais e prestaram solidariedade às vítimas das chuvas em Minas Gerais. há 7 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal realiza 3ª Sessão Ordinária nesta quinta-feira (26) A população pode acompanhar a sessão presencialmente no plenário, on-line através do YouTube da Câmara Municipal ou pela Rádio Mania FM 95,5. há 12 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal aprova projetos para Educação com cobranças por transparência em valores Com parecer contrário da Procuradoria aos projetos, vereadores apontam falta de detalhes em propostas de crédito adicional que somam R$ 15,5 milhões. há 13 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara de Iúna convoca sessão extraordinária para votar investimentos na educação e infraestrutura Pauta inclui a liberação de recursos para a construção de escola em tempo integral e creche, além da aquisição de novos veículos para a frota municipal. há 17 dias  •  Notícias Geral

Noticia Legislativo de Iúna intensifica cobranças por transparência e melhorias urbanas Durante a última sessão, os parlamentares unificaram esforços para solicitar esclarecimentos sobre investimentos públicos e propor melhorias na mobilidade e segurança do município. há 17 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal convoca vereadores para 2ª Sessão Ordinária A população pode acompanhar a sessão presencialmente no plenário, on-line através do YouTube da Câmara Municipal ou pela Rádio Mania FM 95,5. há 19 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara Municipal informa que não haverá expediente de 16 a 18 de fevereiro A ação é devido o ponto facultativo de Carnaval. há 24 dias  •  Notícias Geral

Noticia Câmara de Iúna inicia trabalhos legislativos de 2026 com foco em infraestrutura e saúde Na 1ª Sessão Ordinária do ano, vereadores votaram melhorias para o trânsito escolar em Santa Clara e cobrança por exames de Raio-X odontológico nas unidades de saúde. há 27 dias  •  Notícias Geral

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade