Audiência pública: vereadores querem discussão sobre saneamento

Parlamentares buscam informações, como taxas, impostos e contrapartidas da Cesan durante e após as obras da rede de esgoto na cidade

Publicado em 03/03/2016 às 18:02  •  atualizado há 24 dias

Desde o final de 2015, os vereadores de Iúna analisam o projeto de Lei sobre o Plano de Saneamento Básico do Município e também o de concessão de serviços para captação, tratamento de água e saneamento da Cesan para os próximos 30 anos, e questionam a falta de informações relacionadas às contrapartidas financeiras, ao pagamento de impostos por parte da empresa e às iniciativas visando à preservação de nascentes e de reflorestamento.

Diante disso, os vereadores, por unanimidade, rejeitaram a primeira proposta votada em dezembro do ano passado. Uma segunda versão foi entregue para análise da Câmara.

Durante a sessão do dia 29 de fevereiro deste ano, os vereadores explicaram que o novo projeto ainda não foi votado devido às várias sugestões de alterações que eles propuseram ao Executivo, mas que ainda não foram incluídas no documento.

Discussão ampla

Para discutir as dúvidas que ainda persistem após as reuniões com os executivos da empresa e com o poder público municipal, os vereadores convocarão uma audiência pública na Câmara para debater as questões do novo projeto junto à população. O evento deve acontecer em março, no auditório da Casa de Leis.

“Todos os vereadores querem aprovar o projeto. Mas há dúvidas nos documentos. Após nossas reuniões com os envolvidos, os projetos não receberam novas informações para que possamos analisar com as propostas solicitadas. Precisamos mesmo realizar uma audiência pública para que toda a população participe e acompanhe o debate. O morador, após o tratamento de esgoto, terá um aumento de 80% em sua conta. E todas as dúvidas referentes a isso precisam ser tiradas”, avaliou o vereador Rogério Cézar.

“Queremos muito ter esgoto tratado. Mas não podemos deixar a Cesan usufruir da concessão sem pagar impostos, sem ter contrapartidas boas para o município”, reforçou o vereador Expedito Filho.

O vereador Jonildo Muzi também questiona o porquê de não haver investimento nos distritos, já que todos pagarão as contas de água e esgoto. “Fui procurado por quatro pessoas me questionando por que não havíamos aprovado o projeto antes. Eu disse que quando pensamos em terceirizar um serviço, temos que abranger as áreas todas do município, inclusive os distritos. E o atual projeto não contempla isso. A Cesan está há mais de 30 anos usufruindo do serviço em Iúna, mas a empresa nunca plantou uma árvore na cidade, nunca fez nenhum serviço social ou ambiental aqui”, comentou o parlamentar.

Obras

A Cesan publicou no dia 19 de fevereiro, o primeiro edital para a contratação de obras do sistema de esgotamento sanitário na Região do Caparaó, nos municípios de Iúna, Ibatiba, Dores do Rio Preto e Irupi.

Nas primeiras obras, previstas para começarem no final do primeiro semestre deste ano, serão investidos mais de R$ 53 milhões, beneficiando uma população de 34.187 pessoas. Atualmente, o índice de coleta e tratamento de esgoto na Região do Caparaó é próximo a zero e a expectativa é chegar a 100% de atendimento.

De acordo com a Cesan, as ligações intradomiciliares, que unem a rede interna das residências à rede coletora implantada na rua, já serão feitas no decorrer da obra. Assim, ao término da implantação, sete milhões de litros de esgoto por dia deixarão de poluir os rios nessas localidades.

Em Iúna, 13.737 moradores dos bairros Vila Nova, Vale Verde, Niterói, Ferreira Vale, Nossa Senhora da Penha, Pito, Quilombo, Centro e Guanabara serão beneficiados.

Audiência pública: vereadores querem discussão sobre saneamento

Vereadores em discussão em plenário

Noticia 14ª Sessão Ordinária de Iúna aconteceu nesta segunda (19) Foram apreciados projetos e requerimentos durante o expediente do dia. há 10 meses  •  Notícias - Geral

Noticia Nota de pesar: CINTHYA RIOS DA SILVA  há 11 meses  •  Notícias - Geral