Notícias - Geral

Circuito turístico Serras, Águas e Cafezais é lançado em Iúna

O diretor de Turismo de Iúna, Cristiano Ricarte, usou a Tribuna Livre no dia 08 de junho e apresentou os trabalhos no setor realizados nos últimos meses

2.821

Por Silvia Goulart, fonte Câmara de Iúna
Publicado em 17/06/2016 às 22:13  •  atualizado há 2 dias

Um novo circuito turístico promete movimentar a região do Caparaó Capixaba. No dia 17 de junho, empreendedores do turismo, em parceria com as prefeituras de Iúna e Irupi, da Câmara Municipal de Iúna, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), do Consórcio Caparaó e do Incaper, realizaram o lançamento oficial do Circuito Serras, Águas e Cafezais.

O evento reuniu centenas de pessoas na Praça Coronel João Osório, em Iúna, onde os participantes puderam conferir em vários estandes todos os atrativos do Circuito, como empreendimentos turísticos das áreas de gastronomia, hospedagem rural, lazer, artesanato, produtos da roça e cafés especiais, além de opções de roteiros de passeios pelas belezas naturais de Iúna e Irupi.

O lançamento também contou com apresentações culturais da Orquestra de Violões e do coral Canarinhos do Caparaó, de Irupi, do grupo de Quadrilha da Doctum e da Banda Marcial Amigos para Sempre, além de grupo de Capoeira e apresentações musicais com sanfona e viola.

Tribuna Popular

Para prestar contas de todas as atividades desenvolvidas na área do turismo e convidar toda a população para o evento de lançamento do Circuito Serras, Águas e Cafezais, o diretor de Turismo de Iúna, Cristiano Ricarte, usou a Tribuna Livre no dia 08 de junho.

Nos dois últimos anos, o diretor explicou que foram realizados dezenas de cursos de capacitação e qualificação na área de turismo, como atendimento ao cliente, hospedagem rural, associativismo, jardinagem e paisagismo, produtos caseiros, além de visitas técnicas e consultorias por meio de parcerias do Sebrae e do Senar com a Prefeitura Municipal.

“Os empreendedores de Iúna e Irupi estiveram muito empenhados em realizar as capacitações, os cursos e as consultorias para que todos estivessem aptos a receberem o turista com qualidade. Além disso, foram dezenas de reuniões mensais realizadas pelos participantes do Circuito para que pudéssemos lança-lo neste mês. A formatação do Circuito Serras, águas e Cafezais é um marco muito importante para o desenvolvimento do setor na região”, comentou Cristino Ricarte.

Lançamento recebe apoio da Câmara de Iúna

A implantação do Circuito Serras, Águas e Cafezais foi comemorada pelos vereadores.

“Parabenizo a todos os empreendedores pelo lançamento do Circuito. Foi um evento excelente e muito importante para o desenvolvimento do município. Iúna é uma cidade bonita demais e precisa ser conhecida por mais pessoas”, explicou o Presidente da Câmara, José Marcos de Moraes (Marquinho da Saúde).

“Parabenizo o grupo de empreendedores pelas ações e pelos resultados alcançados e pela forma como estão caminhando. É importante que todos andem na mesma direção, do desenvolvimento”, comentou o vereador Jonathan Bonfante.

“Parabéns ao grupo de turismo. É uma grande luta”, disse o vereador Júlio Maria Rodrigues.

“Parabenizo o grupo pelo esforço que vem realizando há tantos anos. O poder público deveria dar mais apoio ao turismo, principalmente nas estradas rurais porque o turista precisa chegar com segurança às propriedades”, avaliou o vereador João Elias Colombo Horsth.

“É uma ação muito importante. Os turistas querem atrativos simples, como os que temos aqui, além de termos montanhas lindas, nosso visual é lindo. Parabéns a todos os envolvidos na realização do Circuito turístico”, disse o vereador Expedito Vieira de Andrade Filho.

“Acreditar e querer fazer o turismo acontecer é muito importante para que tenhamos resultados. Parabéns a todos que sonharam e colocaram esse projeto em ação”, vereador Zizinho.

“É um prazer ver que Iúna e Irupi estão trabalhando juntos e conseguindo trazer o turismo, que é muito importante para a região”, vereador Paulo Henrique Leocádio da Silva.  

“É uma equipe que tem tentado instalar o turismo na região e que merece nossos parabéns. Que continuem assim, andando juntos para que os projetos sejam implantados”, comentou o vereador Jonildo Muzi.

“Esse grupo merece ser parabenizado porque o resultado do trabalho está sendo muito bom. Juntos, o desenvolvimento do setor acontece. Parabéns a todos”, disse o vereador Rogério Cesar.

Saiba Mais - Circuito Serras, Águas e Cafezais

Iúna e Irupi guardam os mais belos recantos, onde a paisagem do campo, a gastronomia e os hábitos simples do meio rural se mantêm, aos pés do Parque Nacional do Caparaó. 

Na região, durante as andanças pelas estradas de chão, é possível conferir a arquitetura do período colonial, por meio dos casarões de antigas fazendas de café. 

E é no meio rural que se “escondem” as mais belas cachoeiras e poços do Estado, de águas cristalinas, com destaque para a região de São João do Príncipe, Rio Claro e Santa Clara, onde estão o Poço do Egito, o Recanto do Cedro, a Cachoeira do Rogério, do Brás, a Hidrolândia Parque, o Poço das Antas, entre tantas outras quedas d’água. Esses locais também contam com trilhas que levam a outros paraísos escondidos, mas todos de acesso fácil. 

Iúna e Irupi também contam com importantes pontos para prática de esportes de aventura como trilhas, rapel e vôo livre. Tudo com vista panorâmica para o Pico da Bandeira.

E a história da região, que teve início há quase 200 anos, também é cercada de religiosidade, impressa especialmente no Santuário de Santa Luzia, onde a Água Santa e a Pedra do Pecado instigam os visitantes de todas as idades.

É neste cenário que se localizam os atrativos do Circuito Serras, Águas e Cafezais, que apresenta empreendimentos nos quais é possível degustar cafés especiais, provar a culinária local, se aquecer com um bom vinho, se aventurar ou apenas contemplar a natureza, e se hospedar em propriedades que propiciam aos visitantes a verdadeira vivência rural.

Confira: www.facebook.com\circuitoserrasaguasecafezais

 

 

Fotos

Circuito turístico Serras, Águas e Cafezais é lançado em Iúna

Cristiano Ricarte, diretor de Turismo de Iúna

https://camaraiuna.es.gov.br/noticia/2016/06/circuito-turistico-serras-aguas-e-cafezais-e-lancado-em-iuna.html

Publicações relacionadas

Noticia 14ª Sessão Ordinária de Iúna aconteceu nesta segunda (19) Foram apreciados projetos e requerimentos durante o expediente do dia. há 9 meses  •  Notícias - Geral

Noticia Nota de pesar: CINTHYA RIOS DA SILVA  há 10 meses  •  Notícias - Geral

Noticia Câmara recebe Parecer do Tribunal de Contas referente às contas de 2018 do ex-prefeito Weliton Virgilio Pereira A Leitura do Parecer foi realizado na noite de ontem durante Sessão Extraordinária há 2 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Primeira sessão plenária do ano: Comissões Permanentes são formadas Seus membros têm a função de analisar e dar parecer aos projetos de Lei encaminhados ao Legislativo há 3 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Primeira etapa da Campanha contra o Sarampo começa na segunda-feira (10) A campanha é seletiva: com público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para crianças de 5 a jovens de 19 anos há 4 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Vereadores solicitam da gestão municipal relatório sobre uso de veículos públicos fora do horário de expediente Parlamentares denunciam casos de condução de carros da administração sendo usados para fins particulares há 4 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Novas cobranças sobre as obras da Cesan Ruas do Centro de Iúna e de inúmeros bairros com tráfego intenso ficaram esburacadas após obras da empresa prestadora de serviços há 4 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Vereadores parabenizam professor premiado por desenvolver projeto de fossa ecológica Professor de história da EMEF Elza de Castro Scardini, em Iúna, Victor Silva Salaroli do Nascimento, conquistou a primeira colocação na categoria experiência pedagógica do Programa Agrinho há 4 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Aulas em escolas públicas de Iúna começarão no dia 10 de fevereiro O início do ano letivo nas escolas das redes estadual e municipal foram adiadas. Muitas estradas foram prejudicadas com quedas de barreiras, dificultando a logística do transporte de estudantes há 4 meses  •  Notícias - Geral

Legislativo forma Comissões Permanentes

Noticia Prazo para eleitor regularizar título termina em maio Quem não estiver em dia com documento, não poderá votar nas eleições há 4 meses  •  Notícias - Geral

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade