Notícias - Vereadores

Tribuna Popular: Controlador-Geral responde questionamentos

Vereadores realizam sabatina com Controlador-geral do município, Antônio Gonçalves Júnior

Publicado em 02/03/2015 às 11:17  •  atualizado há 11 horas

Considerada um dos mais importantes mecanismos anticorrupção nas esferas de governo, a atividade da Controladoria Interna se soma ao Poder Legislativo e ao Tribunal de Contas no processo de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial na administração pública. Para explicar sobre essa função e tirar as principais dúvidas dos vereadores de Iúna, o controlador-geral da Prefeitura de Iúna, Antônio Gonçalves Júnior, compareceu à convocação para participar da Tribuna Popular, na sessão do dia 19 de fevereiro.

“A Controladoria é uma unidade central do Controle Interno que trabalha normatizando e organizando os controles, que orientam procedimentos de cada setor da Prefeitura. O controlador faz auditorias internas, analisa denúncias, recomenda redução de gastos, avalia documentações, investimentos”, explicou Antônio Gonçalves Júnior.

Durante a sabatina, o Presidente da Câmara, José Marcos de Moraes e os vereadores Rogério César, Jonildo de Castro Muzi, Expedito Vieira de Andrade Filho, José Saloto e Cabo Joceni questionaram sobre os pareceres da Controladoria acerca dos processos de contratação da empresa Ambiental Urbanização e Serviços para coleta de lixo, sobre uma dívida da administração municipal com o Ministério do Turismo, que possivelmente deveria ser arcada pelo atual prefeito do município, sobre as obras inacabadas das casas populares, e sobre a municipalização da emissão de licença ambiental.

“A Controladoria enviou toda a documentação necessária sobre o processo e notificou os responsáveis da empresa Ambiental. A partir de agora, cabe ao Ministério Público dar prosseguimento às investigações. Sobre a devolução de recursos ao Ministério do Turismo, fizemos um bloqueio dos pagamentos imediatamente e notificamos a situação ao Tribunal de Contas, que solicitou documentos sobre esse processo. A equipe do Tribunal estará em Iúna, em março, para apurar esse caso especificamente”, contou Antônio Gonçalves Júnior.

Apurações

Ainda segundo o controlador-geral, foi aberto um processo de sindicância para apurar exatamente o que aconteceu com a paralização das obras das casas populares. Sobre o assunto referente à municipalização da emissão de licença ambiental, o controlador foi enfático, se colocando contra a validação do projeto.

“Eu, particularmente, sou totalmente contra a municipalização da emissão de laudo. Sobre a terceirização também sou contra. Nós não temos condições nem de fiscalizar a situação do IPTU. Tem um desencontro de informações porque se o município aprova uma Lei afirmando que ele tem condições de realizar o serviço porque ele vai terceirizar?”, concluiu.

Fiscalização de veículos

O Presidente da Câmara, José Marcos de Moraes, sugeriu ao Controlador-geral a instalação de aparelhos GPS na frota de veículos da administração para ajudar a municipalidade a controlar o uso dos veículos leves e pesados. “São muitas as denúncias recebidas pela Câmara sobre o uso indevido dos veículos. É uma solução para facilitar o trabalho de fiscalização”, comentou o Presidente.

“Estamos sugerindo colocar em prática a instalação de GPS nos veículos. O Secretário de Obras já solicitou que se coloque em máquinas também. Acho que tem grande possibilidade disso acontecer”, informou Antônio Junior.

Saiba mais

- Ouça a participação completa do Controlador–Geral na Tribuna Popular, por meio do site www.camaraiuna.es.gov.br.

- Controladoria-Geral da Prefeitura de Iúna: (28) 3545-1875.

Tribuna Popular: Controlador-Geral responde questionamentos

Controlador-geral do município, Antônio Gonçalves Júnior